USAF realiza raro “Elephant Walk” com oito bombardeiros B-2 Spirit. Nada menos que oito bombardeiros furtivos B-2 Spirit da USAF foram reunidos na pista da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, para um raro “Elephant Walk”. A operação foi realizada no dia 07 de novembro, e envolveu aeronaves de duas unidades sediadas em Whiteman, a 509th Bomb Wing e a 131st Bomb Wing, esta última subordinada a Guarda Aérea Nacional do Missouri.
O “Elephant Walk” dos B-2 marcou o final do Exercise Spirit Vigilance, um treinamento regular que tem por objetivo manter a prontidão de combate das equipagens dos Esquadrões de Bombardeiros Estratégicos da USAF.
De acordo com um comunicado de imprensa do 509th BW , o Exercise Spirit Vigilance testou a capacidade dos aviadores de preparar e implantar rapidamente o B-2 no menor tempo possível, com o objetivo de promover resiliência, competitividade e melhoria de processos.
É relativamente incomum a USAF realizar as “Caminhadas de Elefante” com seus bombardeiros. Em 2020 foram realizados dois desses eventos ambos com B-52, sendo cinco aeronaves na Base Aérea de Andersen, Guam, em abril, e oito na Base Aérea de Barksdale, Louisiana, em outubro daquele ano. Não há relatos públicos de “Elephant Walk” recentes envolvendo os B-2 Spirit.
O Northrop B-2 Spirit foi o primeiro bombardeiro furtivo da USAF, tendo entrado em operação em meados dos anos 1990. Apenas 21 Spirit foram produzidos, sendo um deles perdido em acidente em 2008. Isso significa que o Elephant Walk em Whiteman AFB incluiu 40% da frota de B-2 da USAF.
“O bombardeiro B-2 nunca foi tão relevante quanto agora. Este avião foi concebido no auge da Guerra Fria. Agora nos encontramos 30 anos depois, e o B-2 está na missão para a qual foi criado: grande competição de poder. Esse exercício é um lembrete de que o 509th Bomb Wing e o 131st Bomb Wing estão prontos e dispostos a executar sua missão de operações nucleares e ataque global, a qualquer hora, em qualquer lugar”, disse O Coronel Geoffrey Steeves, Comandante do 509th Operations Group.
O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniam para a decolagem simultânea. Atualmente, esse exercício se tornou uma forma de demonstrar poder e capacidade de combate.
Fonte: USAF
@FFO