• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF realiza raro “Elephant Walk” com oito bombardeiros B-2 Spirit

2 de dezembro de 2022

B-2 Spirit stealth bombers assigned to Whiteman Air Force Base taxi and take-off during exercise Spirit Vigilance on Whiteman Air Force Base on November 7th, 2022. Routine exercises like Spirit Vigilance assure our allies and partners that Whiteman Air Force Base is ready to execute nuclear operations and global strike anytime, anywhere. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Bryson Britt)

USAF realiza raro "Elephant Walk" com oito bombardeiros B-2 Spirit (Fotos: USAF).
USAF realiza raro “Elephant Walk” com oito bombardeiros B-2 Spirit (Fotos: USAF).

USAF realiza raro “Elephant Walk” com oito bombardeiros B-2 Spirit. Nada menos que oito bombardeiros furtivos B-2 Spirit da USAF foram reunidos na pista da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, para um raro “Elephant Walk”. A operação foi realizada no dia 07 de novembro, e envolveu aeronaves de duas unidades sediadas em Whiteman, a 509th Bomb Wing e a 131st Bomb Wing, esta última subordinada a Guarda Aérea Nacional do Missouri.

O “Elephant Walk” dos B-2 marcou o final do Exercise Spirit Vigilance, um treinamento regular que tem por objetivo manter a prontidão de combate das equipagens dos Esquadrões de Bombardeiros Estratégicos da USAF.

De acordo com um comunicado de imprensa do 509th BW , o Exercise Spirit Vigilance testou a capacidade dos aviadores de preparar e implantar rapidamente o B-2 no menor tempo possível, com o objetivo de promover resiliência, competitividade e melhoria de processos.

É relativamente incomum a USAF realizar as “Caminhadas de Elefante” com seus bombardeiros. Em 2020 foram realizados dois desses eventos ambos com B-52, sendo cinco aeronaves na Base Aérea de Andersen, Guam, em abril, e oito na Base Aérea de Barksdale, Louisiana, em outubro daquele ano. Não há relatos públicos de “Elephant Walk” recentes envolvendo os B-2 Spirit.

O Northrop B-2 Spirit foi o primeiro bombardeiro furtivo da USAF, tendo entrado em operação em meados dos anos 1990. Apenas 21 Spirit foram produzidos, sendo um deles perdido em acidente em 2008. Isso significa que o Elephant Walk em Whiteman AFB incluiu 40% da frota de B-2 da USAF.

“O bombardeiro B-2 nunca foi tão relevante quanto agora. Este avião foi concebido no auge da Guerra Fria. Agora nos encontramos 30 anos depois, e o B-2 está na missão para a qual foi criado: grande competição de poder. Esse exercício é um lembrete de que o 509th Bomb Wing e o 131st Bomb Wing estão prontos e dispostos a executar sua missão de operações nucleares e ataque global, a qualquer hora, em qualquer lugar”, disse O Coronel Geoffrey Steeves, Comandante do 509th Operations Group.

O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniam para a decolagem simultânea. Atualmente, esse exercício se tornou uma forma de demonstrar poder e capacidade de combate.

Fonte: USAF

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login