USAF realiza primeira operação Antártica com LC-130H com motores mais potentes. USAF realiza primeira operação Antártica com LC-130H remotorizado. A 109th Airlift Wing (109th AW) da Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG) realizou as primeiras operações antárticas com seu Lockheed LC-130H remotorizado. As missões ocorrem em apoio à National Science Foundation dos Estados Unidos.
O primeiro voo operacional do “Skibird” equipado com novo conjunto de motor T56-A-15A 3.5 e hélices octapás NP2000, ocorreu em 19 de outubro, pouco mais de uma semana depois de completar os testes.
De acordo com o 109th AW, a atualização de motor se baseia nas melhorias percebidas após a integração das hélices NP2000 implementada na frota LC-130H à partir de 2019. “Essas hélices de alta tecnologia aumentam o torque para decolagens no gelo e na neve e simplificam os requisitos de manutenção”, disse a Unidade em comunicado.
Em sua configuração original, os pesados “Skibirds” sofriam para decolar de pistas com de gelo ou neve por causa do atrito dos esquis na superfície. Até 1991 os LC-130H utilizavam um sistema auxiliar para decolagem com garrafas JATO (Jet Assisted Take Off), que forneciam potência extra para tirar a pesada aeronave da neve. O novo conjunto de motores e hélices com maior potência e torque, deixou esse problema no passado.
“Esses novos motores serão um divisor de águas para a unidade. A combinação das hélices de oito pás NP2000 com os motores 3.5 mais potentes, deixam a frota LC-130H do 109th uma força poderosa para o transporte aéreo polar” , afirmou o Sargento Christopher Dumond, Engenheiro de Voo da 109th AW.
Nos próximos quatro meses, os militares da 109th AW, em conjunto com a US Navy, serão responsáveis pelo apoio logístico de transporte aéreo à National Science Foundation na Antártida. A Operação Deep Freeze realiza o reabastecimento das diversas estações científicas dos EUA espalhadas no continente gelado.
São três campos de pesquisa remotos fora da área de McMurdo, que compreendem a Estação do Pólo Sul, o Campo de Divisão do Manto de Gelo da Antártida Ocidental e o Campo de Siple Dome. Além disso, o LC-30H Skibird da 109th AW realiza a ligação entre a Nova Zelândia e a Antártida.
Na temporada 2021-2022, os LC-130H da 109 AW realizaram 40 missões, transportando 204 passageiros e mais de 162 toneladas de cargas para as diferentes estações de pesquisa na Antártica. Além disso, foram realizadas 24 missões entre bases no Continente e 16 entre Christchurch, na Nova Zelândia e a Antártida, incluindo quatro evacuações médicas.
Espera-se que todos os cinco Skibirds da frota da 109th AW, já equipados com as hélices NP2000, recebam em breve os novos motores 3.5 mais potentes. O LC-130H é a maior aeronave do mundo a operar com esquis.
De acordo com a Rolls Royce, fabricante dos motores T56-A-15A, a versão 3.5 aprimorada reduz o consumo de combustível em até 10% e, consequentemente, amplia o alcance da aeronave – ou pode transportar três vezes mais carga útil para o alcance atual. A confiabilidade do motor foi aumentada em 25%, com menor tempo de manutenção e maior disponibilidade da frota.
Fonte: USAF
@FFO