Em 02 de abril, a 97th Air Mobility Wing (97th AMW), da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), realizou na Base Aérea de Altus, Oklahoma, um grande exercício envolvendo a decolagem de 29 aeronaves em um curto período de tempo. Foram movimentados simultaneamente no Large Formation Exercise (LFE), conhecida como “Elephant Walk”, 12 KC-135 Stratotanker, 12 C-17 Globemaster III e cinco KC-46 Pegasus .
A operação fez parte de um exercício de alerta meteorológico, e teve como objetivo o treinamento da capacidade das unidades da base em realocar as suas aeronaves, mediante a uma eventual tempestade iminente, algo muito necessário devido à localização geográfica de Altus.
O Major Curtis Sinewe, Chefe da Ala de armas e táticas do 97th Operations Support Squadron (97th OSS), disse que a capacidade de movimentar tantas aeronaves simultaneamente, seja por motivos meteorológicos ou operações de combate, representa uma importante vantagem das unidades para alcance e mobilidade global.
“A geração de poder aéreo de combate a partir de uma única base representa uma capacidade estratégica significativa. Quando você tem a capacidade de lançar 29 aviões ao nosso tempo e escolha, e executá-la com profissionalismo, definitivamente é uma habilidade estratégica que poucos países possuem”, disse o Major Sinewe.
Muitas unidades de apoio estiveram envolvidas para o sucesso da operação, incluindo o 97th Maintenance Group, o 97th Communications Squadron, o 97th Logistics Readiness Squadron, entre outros.
Nicholas Clegg, especialista em operações aéreas do 97th Logistics Readiness Squadron, disse que esses exercícios de grande escala são oportunidades valiosas para construir a prontidão de toda unidade.
“Normalmente, fazemos treinamentos apenas de carregamentos. Esta missão maior é bom para praticarmos o carregamento de uma grande quantidade de paletes de uma vez. Isso ajuda na prontidão para a missão”, disse Clegg.
@FFO