USAF realiza flyover sobre a Normandia para celebrar o Dia D. Na última segunda-feira (06/06), seis aeronaves C-130J Super Hércules da USAF, designadas na Base Aérea de Ramstein, Alemanha, sobrevoaram as praias da Normandia, na França. O objetivo da missão foi celebrar os 77º aniversário do “Dia D”.
Em 1944, mais de 150.000 soldados das Forças Aliadas desembarcaram na Praia da Normandia, no que é conhecido como a maior operação anfíbia da história. Aproximadamente 4.000 soldados perderam a vida no desembarque, e a batalha mudou o curso da Segunda Guerra Mundial.
Entre os homens valorosos que desembarcaram no trecho de 50 milhas de praias, estavam soldados do 37th Troop Carrier Squadron (37th TCS), da Royal Air Force (RAF) Station em Cottesmore, Inglaterra.
Para homenagear os bravos soldados que lutaram naquele dia inesquecível, o 37th Airlift Squadron (37th AS), esquadrão legado do 37th TCS, realiza anualmente sobrevoos sobre a Praia da Normandia.
“Honrar todos os sacrifícios que foram feitos no Dia D, e o fato de que podemos prestar essa homenagem agora me dá arrepios. Comemorar o Dia D com os nossos aliados franceses desta forma é um sonho para os nossos pilotos e, para as gerações seguintes, que continuarão essa tradição”, disse o Capitão Matthew Frizzell, piloto instrutor de C-130J do 37th AS.
O 37th AS convidou militares do 86th Medical Support Squadron para participar do sobrevoo, como forma de agradecê-los pelos cuidados e fazer-nos voar durante essa pandemia.
“Se eles não fossem além de seu dever, as missões não seriam realizadas, as cargas não seriam entregues e os passageiros não seriam transportados. Eu gostaria de apenas agradecer”, disse o Major-Médico Joseph Abrams, do 37th AS.
Durante a pandemia COVID-19, os profissionais da saúde do 86th MSS garantiram que os aviadores fossem testados e colocados em quarentena, permitindo que a Base Aérea de Ramstein continuasse sua missão como Portal Global.
“Se não continuarmos esta tradição, lembrando os sacrifícios que foram feitos e como crescemos sobre os ombros desses gigantes, vamos esquecê-los e eles não devem ser esquecidos. Foi uma das maiores gerações da nossa história, especialmente os Estados Unidos, por isso precisamos honrar isso todos os anos, e nunca nos esquecer disso”,
disse o Capitão Frizzell.
@FFO