Em 14 de outubro, a Base Aérea de Barksdale da USAF, na Louisiana, realizou um exercício de prontidão conduzido pelo 2nd Bomb Wing (2nd BW), com objetivo de certificar a capacidade de movimentação de um grande número de aeronaves e um pequeno intervalo de tempo (MITO – Minimum Interval Take Off). Esta operação é chamada pela USAF de “Elephant Walk”.
Conforme as imagens oficiais divulgadas pela Barksdale AFB, o exercício envolveu oito bombardeiros B-52H Stratofortress, cujo indicativo de chamada foi “SHUSH”, e que decolaram com destino à Base Aérea Minot, Dakota do Norte, sede do 5th Bomb Wing, outra unidade que opera os “Buffs” (apelido dos B-52H).
Esta edição do B-52 “Elephant Walk” foi relativamente pequena, se comparada com a realizada durante a Operção Constant Vigilance , em junho de 2012, quando nada menos que 17 “Buffs” decolaram de Minot AFB quase simultaneamente. A mesma base aérea de Minot, em junho de 2009, recebeu o exercício Global Thunder, onde de 15 B-52H foram movimentados ao mesmo tempo.
Em operações normais, o procedimento padrão de acionamento e ajuste dos parâmetros dos oito motores de um B-52, demora um certo tempo. Mas no caso de operações como esta “Elephant Walk”, acionar 64 motores Pratt & Whitney TF33 levaria um excessivo tempo, e envolveria muitos equipamentos e pessoal em terra. Assim, as unidades Stratofortess dispõem de uma técnica chamada “Cart Start”, ou partida rápida dos motores.
Para o “Cart Start”, os mecânicos de pista inserem pequenas cargas explosivas em dois motores das aeronaves. Elas serão responsáveis pela partida inicial desses motores, sem auxílio de fonte externa. No momento desejado, os pilotos detonam os cartuchos, acionando os dois motores, que através de sangria de ar, fazem os seis restantes girarem. Em menos de 10 minutos, os oito motores estão acionados e o avião pronto para a decolagem.
O “Cart Start” é uma operação eficiente e muito comum pela USAF, apesar de ser extremamente perigosa, principalmente para as equipes de solo, que lidam com cargas explosivas nas aeronaves.
@FFO