USAF realiza “Elephant Walk” com 27 aeronaves em Kadena, no Japão. A 18th Wing da USAF, sediada na Base Aérea de Kadena (código de cauda “ZZ”), Ilha de Okinawa, no Japão, organizou nesta quarta-feira (02), uma demonstração de poder de combate, agilidade e prontidão, através de um grande “Elephant Walk”.
Nesta demonstração de prontidão e mobilização de poder de combate, as unidades de Kadena reuniram uma formação de 27 aeronaves, que taxiaram juntas sobre a pista, antes da decolagem. Este é um exercício de prontidão realizado para garantir a capacidade de fornecer poder de combate em curto espaço de tempo.
A formação reuniu simultaneamente sobre a pista de Kadena, 24 caças F-15C/D Eagle dos Esquadrões de Caça 44th FS “Vampires” e 67th FS “Fighting Cocks”, um KC-135 Stratotanker do 909th Air Refueling Squadron, um E-3 Sentry do 961st Airborne Air Control Squadron e um helicóptero HH-60 Pavehawk do 33rd Rescue Squadron.
A operação é parte dos exercícios de rotina da USAF em todo o mundo, e testou a capacidade da 18th Wing de gerar poder aéreo em apoio à defesa do Japão e de outras nações parceiras, garantindo a estabilidade e a segurança de um Indo-Pacífico livre e aberto. (Fonte: Kadena AFB).
Nota RFA: O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniram na pista para a decolagem, o que tornou-se um símbolo de poder aéreo. Nos últimos anos tem virado uma espécie de tradição a realização destas “Caminhadas”, não só para demonstração operacional, mas como fator de competição entre unidades da mesma e Força Aérea e até entre Forças.
@FFO