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USAF realiza demonstração revolucionária do sistema B-2 IAMT

17 de agosto de 2023

B-2A Spirit Primary function: Multi-role heavy bomber. Speed: High subsonic. Dimensions: Wingspan 172 ft.; length 69 ft.; height 17 ft. Range: Intercontinental, unrefueled. Armament: MK-62/82/84, CBU-87/89/97, GBU-28/31/38, AGM-154A, AGM-158A; nuclear weapons. Crew: Two. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Bennie J. Davis III)

USAF realiza demonstração revolucionária do sistema B-2 IAMT (Foto: USAF/Staff Sgt. Bennie J. Davis III).
USAF realiza demonstração revolucionária do sistema B-2 IAMT (Foto: USAF/Staff Sgt. Bennie J. Davis III).

USAF realiza demonstração revolucionária do sistema B-2 IAMT. A Northrop Grumman, em colaboração com USAF, alcançou um marco significativo ao apresentar com sucesso um sistema inovador de Transferência Integrada de Missão Aerotransportada (IAMT — Integrated Airborne Mission Transfer) para o bombardeiro B-2 Spirit. 

Essa conquista ocorreu durante um evento de demonstração de dois dias realizado na Whiteman Air Force Base, Missouri, no mês de julho. O sistema IAMT, é parte do programa Northrop Grumman’s B-2 Collaborative Combat Communication (B2C3) Spiral 1. Ele marca um avanço fundamental nos esforços de modernização contínuos que se concentram na aplicação da engenharia digital.

Durante a demonstração, o sistema IAMT facilitou a transferência contínua e eficiente de novos parâmetros de missão diretamente para os computadores de bordo do B-2. Esse processo digital automatizado eliminou a necessidade dos pilotos inserirem manualmente os dados da missão, garantindo atualizações mais rápidas e precisas dos recursos da aeronave.

O evento de demonstração centrou-se em torno do B-2A USAF 93-1086 (c/n AV-19) – Spirit of Kitty Hawk, que foi especialmente equipado com a arquitetura de missão aberta Multi-Mission Domain (MMD) da Northrop Grumman. 

A arquitetura MMD oferece uma abordagem transformadora, separando os sistemas de missão do B-2 de seus sistemas críticos de voo. Essa separação permite a incorporação de novos recursos sem a necessidade de testes extensivos, resultando em uma rápida integração de recursos de ponta e recursos aprimorados.

USAF realiza demonstração revolucionária do sistema B-2 IAMT.  B-2A do 509th Bomb Wing inicia o táxi na Whiteman Air Force Base, Missouri (Foto: US National Guard/Airman 1st Class Phoenix Lietch).
USAF realiza demonstração revolucionária do sistema B-2 IAMT. B-2A do 509th Bomb Wing inicia o táxi na Whiteman Air Force Base, Missouri (Foto: US National Guard/Airman 1st Class Phoenix Lietch).

A arquitetura MMD se integrou perfeitamente ao Adaptable Communications Suite (ACS) do B-2, formando um ecossistema coeso que simplificou a transferência dos parâmetros da missão. Na prática, a tripulação recebe as transmissões de uma estação terrestre, que eram carregadas diretamente na unidade de disco do B-2 por meio das interfaces MMD. 

A conquista do sistema IAMT não é apenas um avanço na capacidade tecnológica, mas também um aprimoramento crítico para a eficácia operacional do B-2. Com métodos tradicionais, as tripulações transferiam manualmente as atualizações da missão do ACS, introduzindo o potencial de erros e atrasos. A transferência direta e automatizada do sistema IAMT mitiga esses riscos, aumentando a precisão geral e a eficiência do processo de execução da missão.

A jornada de modernização do B-2 está profundamente entrelaçada com a evolução de suas capacidades operacionais e de comunicação. Nikki Kodama, vice-presidente e gerente do programa B-2 da Northrop Grumman, enfatizou a importância desses avanços. Ela destacou a capacidade do B-2 de se comunicar e operar com eficiência nos Sistemas Avançados de Gerenciamento de Batalha (ABMS) e no ambiente Conjunto de Comando e Controle de Todos os Domínios (JADC2), o que é essencial para se manter à frente das ameaças em evolução.

Como o sucesso do sistema IAMT ressalta o compromisso da Northrop Grumman com a inovação, ele também abre caminho para um maior progresso nas tecnologias de navegação. A parceria entre a Northrop Grumman, a Força Aérea dos EUA e outras partes interessadas posiciona o bombardeiro B-2 na vanguarda da transformação digital e das capacidades operacionais aprimoradas. Com o sucesso do sistema IAMT como prova, os esforços contínuos de modernização prometem solidificar o papel central do B-2 em futuras estratégias de defesa.

Enquanto a demonstração do sistema IAMT mostrou suas capacidades, a dedicação da Northrop Grumman continua evidente. O programa B2C3 Spiral 1 visa estender as capacidades de comunicação digital para toda a frota B-2, composta por 20 aeronaves. Essas modificações, realizadas na Whiteman Air Force Base, significam um compromisso de garantir que o B-2 continue sendo uma força formidável nos próximos anos.

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