USAF promete algo especial para roll-out do B-21. O novo bombardeiro stealth da USAF, o Northrop Grumman B-21 Raider, só deverá fazer seu primeiro voo no ano que vem. Hoje, na planta da Northrop Grumman, existem cinco B-21 em diferentes estágios de montagem. Naturalmente, eles não serão apresentados ao mesmo tempo, mas a USAF promete algo especial para a apresentação do primeiro B-21.
A informação foi dada pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General C.Q. Brown, no dia 28 de setembro, durante a conferência anual do Departamento de Defesa. Sem dar detalhes, haverá uma apresentação pública especial quando a USAF estiver pronta para mostrar o seu novo bombardeiro. Na semana passada, o secretário da Força Aérea Frank Kendall revelou que a Força não tem dois, mas cinco dos protótipos de bombardeiros em produção. O primeiro Raider está programado para fazer seu primeiro voo no próximo ano, observou Brown, sem revelar em que fase os outros quatro aviões estão. Sabe-se que a USAF está acelerando o projeto, para ter o novo B-21 o mais rápido possível.
A Força Aérea apresentou seu predecessor, o B-2 Spirit, ao público em uma elaborada cerimônia em Palmdale, Califórnia, em 22 de novembro de 1988 na área da Planta 42, seis meses antes do primeiro voo. Apresentação do Spirit foi impactante e a USAF promete fazer o mesmo com o B-21. “Haverá uma cerimônia em algum momento. Tenho certeza que faremos algo especial quando lançarmos o B-21”, disse Brown.
@CAS