Recentemente, a primeira de quatro aeronaves Boeing E-4B concluiu com sucesso os testes de desenvolvimento, após receber as modificações do Sistema de Transmissão de Baixa Frequência (LFTS – Low Frequency Transmit System) e do Programa de Integração de Conferência de Voz Nacional Presidencial Avançada de Extrema Alta Frequência (APIP – Advanced Extremely High Frequency Presidential National Voice Conferencing Integration Program).
O contrato de US$196 milhões, foi assinado em novembro de 2020, entre o Departamento de Defesa dos EUA e a Boeing para suporte à frota de quatro aeronaves E-4B Advanced Airborne Command Post, ou Posto Avançado de Comando e Controle Aerotransportado.
Os quatro E-4B-BN ativos na USAF (73-1676, 73-1677, 74-0787 75-0125), estão reunidos no 1st Airborne Command Control Squadron (1st ACCS), pertencente ao 595th Command and Control Group (595th CCG), sediados na Base Aérea de Offutt (OF), Nebraska.
“Essas modificações estão mudando o jogo. O mod LFTS oferece capacidade revolucionária de comunicação de baixa frequência com um único fio, enquanto o APIP transforma a confiabilidade e a capacidade de sobrevivência do SATCOM E-4B e dos sistemas de comando e controle de liderança nacional. A equipe é fenomenal no que faz! Sua dedicação à missão E-4B garantiu a realização bem-sucedida dessas modificações, permitindo uma vantagem estratégica para o guerreiro”.
Tenente-Coronel Ben Chown – Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo, responsável por liderar os esforços de modificação do E-4B.
Uma parte fundamental do esforço de modificação foi o trabalho realizado pela Diretoria de Comando, Controle, Comunicação, Inteligência e Redes para escoltar, proteger e transferir criptomateriais essenciais para a avaliação, teste e operação dos sistemas de comunicação da aeronave. Seus esforços liberaram recursos operacionais para manter a missão de alerta 24 horas por dia, 7 dias por semana do E-4B e aumentou a disponibilidade para posições-chave de tripulação durante uma pandemia nacional.
Além disso, a Diretoria de Comando, Controle e Integração de Comunicações do Centro de Armas Nucleares da Força Aérea adquiriu o sistema APIP por meio de dois esforços programáticos diferentes e serviu como assessores técnicos durante a verificação do desempenho do sistema.
A Boeing e a Collins Aerospace estão instalando a modificação LFTS e a Raytheon Technologies está instalando o mod APIP na aeronave.
Comumente conhecido como o avião “Doomsday”, o E-4B serve como o Centro Nacional de Operações Aerotransportadas e é um componente-chave do Sistema de Comando Militar Nacional. No caso de uma emergência nacional, a aeronave pode fornecer um centro de comando, controle e comunicação para dirigir as Forças dos EUA e coordenar as ações das autoridades civis.
As três aeronaves restantes na frota de E-4B receberão as modificações nos próximos anos durante seu ciclo de manutenção programado, maximizando a disponibilidade da aeronave para as operações.
@CAS