• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF prepara a base japonesa de Misawa para receber caças F-35A

12 de fevereiro de 2026

Twenty-five F-35A Lightning IIs assigned to the 354th Fighter Wing prepare to launch during exercise Arctic Gold 21-2 April 7, 2021, at Eielson Air Force Base, Alaska. Arctic Gold evaluated the 354th FW’s ability to effectively generate aircraft and deploy personnel and cargo from across the wing. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Beaux Hebert)

USAF prepara a base japonesa de Misawa para receber caças F-35A. Foto: USAF.

USAF prepara a base japonesa de Misawa para receber caças F-35A. A USAF está preparando a Base Aérea de Misawa, no norte do Japão, para receber um futuro destacamento de aeronaves furtivas F-35A Lightning II, como parte de um esforço mais amplo dos Estados Unidos de modernizar seu poder aéreo e aumentar a dissuasão militar no Pacífico Ocidental.

Segundo a Newsweek, o Pentágono planeja enviar 48 caças F-35A Lightning II para Misawa, substituindo os 36 antigos F-16C/D Fightning Falcon atualmente baseados no local. A medida segue uma decisão do Departamento de Guerra dos EUA, de julho de 2024, de modernizar a frota de aeronaves posicionadas no Japão, aumentando sua quantidade e capacidade.

No final do mês passado, a 35ª Ala de Caça da USAF, sediada na Base Aérea de Misawa, recebeu as primeiras cargas de equipamentos destinados a apoiar futuras operações dos F-35A no local. O Pentágono ainda não divulgou o cronograma de envio dos caças de quinta geração para Misawa.

Localizada estrategicamente na região norte do Japão, a Base Aérea de Misawa atualmente abriga dois esquadrões de F-35A da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). O local tem servido por anos como base de apoio operacional para os bombardeiros estratégicos de longo alcance dos Estados Unidos, o que ratifica seu papel fundamental para operações aliadas na região.

Caça F-16C com as marcas "WW" da Base Aérea de Misawa. Foto: USAF.
Caça F-16C com as marcas “WW” da Base Aérea de Misawa. Foto: USAF.

Como parte de sua estratégia mais ampla no Japão, os EUA já implantaram caças F-35B e F-35C do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) na Base Aérea de Iwakuni. Essas variantes do Lightning II operam embarcadas em navios anfíbios e porta-aviões. O F-35A, de decolagem convencional, também foi implantado na Kadena AFB, em Okinawa, em regime de rotação.

A modernização e ampliação do poder aéreo dos EUA no Japão está alinhada com a estratégia de segurança nacional recentemente divulgada pelo governo Trump, que prevê o fortalecimento das forças militares ao longo da Primeira Cadeia de Ilhas, que se estende do Japão, passando por Taiwan, até as Filipinas. A estratégia identifica a região como uma área prioritária para contrabalançar a pressão militar da China e de outros adversários.

O território japonês é frequentemente alvo de atividades aéreas e navais chinesas e russas, enquanto a Coreia do Norte realizou múltiplos testes de mísseis em direção ao Japão nos últimos anos. Autoridades americanas descreveram a presença reforçada de caças como um elemento-chave de dissuasão e planejamento de resposta rápida na região do Indo-Pacífico.

Durante uma reunião realizada no início deste mês no Pentágono, o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, encontrou-se com o Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, para discutir a coordenação da aliança. Segundo o Pentágono, ambos os lados concordaram em continuar aprimorando os sistemas bilaterais de comando e controle, ampliar o realismo dos exercícios militares conjuntos, melhorar o posicionamento das forças e aprofundar a cooperação em questões da base industrial de defesa.

O Pentágono descreveu repetidamente o Japão como um parceiro central na manutenção da segurança regional e na garantia da capacidade das forças americanas de projetar poder no Pacífico Ocidental. O destacamento de aeronaves F-35A adicionais para Misawa expandirá a capacidade de caças furtivos dos EUA no Nordeste Asiático e se integraria mais estreitamente à crescente frota japonesa do mesmo tipo de aeronave.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login