A U.S. Army CH-47F Chinook is removed from the cargo area of a U.S. Air Force C-5 Galaxy at Seymour Johnson Air Force Base, North Carolina on June 18, 2021. The Chinook returned to the United States after three years in Afghanistan. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Kaleb Mayfield)
USAF preferiu os C-17/C-130 ao invés dos KC-10/KC-46/C-5M. Na crise humanitária do Afeganistão, que explodiu em agosto gerando – segundo o US DoD, a maior e mais complexa operação de evacuação já realizada pelos Estado Unidos, uma detalhe chamou a atenção. Por que a USAF escolheu basicamente aeronaves Boeing C-17A e Lockheed Martin C-130J e não empregou vetores de maior porte como os Mc Donnell Douglas KC-10, Boeing KC-46A Pegasus e Lockheed Martin C-5M Galaxy.
Segundo a USAF, a opção pelos C-17A e C-130J foi estratégica. Segundo a porta-voz da USAF, a Major Hope Cronin, informou no dia 25 de agosto, os C-17As e os C-130s foram usados para transportar os evacuados para bases intermediárias. Devido ao caos no Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul, empregar vetores maiores como o KC-10 ou mesmo a maior aeronave da frota o C-5A, facilitaria a evacuação por poder transportar mais pessoas, mas não era seguro.
O Comando de Mobilidade Aérea preferiu carregar no piso cerca de 400 passageiros por C-17A para maximizar o número de evacuados mas, não arriscar algum incidente com um C-5 ou KC-46. Em alguns casos, outras aeronaves, como o McDonnell Douglas KC-10A Extender e o C-5M, foram usadas para transportar evacuados de bases intermediárias, como no Qatar, para os Estados Unidos em conjunto com aeronaves parceiras da Frota Aérea da Reserva Civil, recentemente ativada.
A Maj Cronin também disse que outras aeronaves da USAF usadas no esforço como o Boeing KC-135 Stratotanker e os KC-46A Pegasus, mas sempre de bases intermediárias. Na prática vetores como KC-10/KC-46 não tem a mesma capacidade de manobra dos C-17/C-130 para desviar de um ataque de MANPADS, vindo tanto de simpatizantes pro Talibã, como do ISIS-K. Já o C-5A além de ter a mesma dificuldade do KC-10/KC-46, iria criar uma dificuldade logística no aeroporto, além de ser em solo um alvo preferencial, pois seu ciclo no solo para reabastecer e embarcar seria muito maior que dos C-17 e C-130.
Fonte: USAF
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