

USAF planeja retirar os F-15E Strike Eagles de Lakenheath. A USAF planeja retirar os Boeing F-15E Strike Eagle da Europa, deixando a OTAN sem este valioso ativo.
O plano foi discutido em 20 de maio de 2025 durante a audiência sobre a Posição do Departamento da Força Aérea durante a Revisão da Solicitação de Autorização de Defesa para o Ano Fiscal de 2026, realizada pelo Comitê de Serviços Armados do Senado.
Durante as audiências, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David W. Allvin, foi questionado. A base das perguntas foi feita em cima de um relatório da USAF entregue ao Congresso em abril de 2025, que delineou seu plano para sustentar e recapitalizar a frota de caças até 2035.
Senador Theodore P. Budd, senador júnior pela Carolina do Norte desde 2023, teve cinco minutos para fazer suas perguntas, sendo a maioria do tempo dedicada ao plano de trazer os F-15E Strike Eagles de volta aos Estados Unidos e onde ficariam baseados.
O senador Budd começou com: “Uma coisa que me chamou a atenção foi a chegada dos F-35A a RAF Lakenheath e que, assim que estiverem em operação, duas unidades Strike Eagle retornarão aos Estados Unidos. Então, já foi tomada uma decisão sobre para onde essas aeronaves serão enviadas?”
General Allvin: “Senador, a decisão final ainda não foi tomada. Mas eu lhe digo que estamos procurando um lugar certo para eles pousarem. Estes F-15 têm os motores 229 mais novos, que os com motor 220, que estão em Seymour. Estamos analisando atentamente a oportunidade, porque Seymour Johnson será essencial para a comunidade F-15E e ‘EX no que diz respeito à unidade de treinamento e à unidade operacional para o E. Então esse certamente é um local de pouso atraente agora, mas ainda não tomamos essa decisão final”.
Os lotes iniciais do F-15E eram equipados com um par de motores Pratt & Whitney F100-PW-220, enquanto os lotes de produção posteriores utilizavam os F100-PW-229. Este último motor tem potência nominal de 129,7 kN (29.160 lb) com pós-combustor, enquanto a versão anterior entrega 105,7 kN (23.770 lb). Muitos dos Strike Eagles equipados com os motores mais recentes servem na 48th Fighter Wing da RAF Lakenheath, no 492nd FS e 494th FS. O 493rd FS e o 495th FS já estão equipados com o F-35. A intenção é deixar toda a 48th FW como uma ala de Lightning II.
O Senador Budd continuou: “General, Seymour Johnson, como o senhor mencionou, abriga missões de combate e treinamento e abriga os Strike Eagles mais antigos da frota. Então, o retorno daqueles jatos Lakenheath cria flexibilidade para gerenciar a frota de F-15E e manter essas missões ativas?”
General Allvin: “Com certeza, senador, com certeza.”
Senador Budd: “Então, se você conseguisse alienar aqueles jatos mais antigos, aqueles com os jatos Dash 220 em Seymour Johnson, livres da lei atual, e substituí-los por outros mais novos, isso facilitaria sustentar as missões de combate e treinamento em Seymour Johnson?”
General Allvin: “Com certeza, senador.”
Senador Budd: “Quero apoiá-lo e, se houver decisões de bom senso que sejam prejudicadas por questões técnicas ou fatores fora de seu controle, quero saber sobre isso e estou disposto a trabalhar com você nisso”.
Planos de redução do Strike Eagle. Nos últimos anos, o Congresso tem relutado em sancionar a aposentadoria de aeronaves de combate sem reposição. Isso se deve à redução do estoque de jatos de combate da USAF, associada a atrasos na entrega dos F-35A.
O desejo da USAF de aposentar os F-15Es equipados com o menos potente F110-PW-220 surgiu pela primeira vez em 2023. O serviço queria retirar 119 de 218 Strike Eagles até o ano fiscal de 2028. A aposentadoria de 26 F-15E e 32 F-22A Raptors foi contestada pelo Comitê de Serviços Armados da Câmara na Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDDA) de 2025.
A NDDA declarou que “proibiria a aposentadoria de qualquer aeronave de caça tática F-15E, com certas exceções, até que o Secretário de Defesa submeta um estudo de capacidade e requisitos de aeronaves de caça que estime o número de aeronaves de caça necessárias para a força aérea atender aos requisitos dos comandantes combatentes geográficos”.
O documento também afirma que o Secretário de Defesa deve informar o Congresso até 31 de dezembro de 2025, e o Secretário da Força Aérea não pode aposentar ou armazenar nenhum F-15E até que um período de 180 dias tenha decorrido após essa data. Nenhuma data foi definida para a proposta de realocação da aeronave Lakenheath da RAF e ela ainda precisa ser aprovada.
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