A Republic of Singapore Air Force F-15SG taxies off the runway after landing for a deployment on Andersen Air Force Base, Guam, May 24, 2021. The RSAF has been deploying fighter aircraft to Guam for rotational training since 2017. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Michael S. Murphy)
USAF planeja Operação dos F-15SG da RSAF em Guam. A USAF revelou planos para alojar até 12 caças F-15SG da Republic of Singapore Air Force (RSAF) na Base Aérea de Andersen, em Guam. A decisão faz parte de uma proposta de iniciativas estratégicas entre aliados na região Indo-Pacífico.
A proposta, anunciada pela primeira vez em 20 de abril de 2021, enfrentou uma suspensão temporária após um período inicial de definição do escopo final. Durante a pausa estratégica, os oficiais consideraram o alojamento dos F-15 da RSAF como algo importante.
A Base Aérea Andersen, estrategicamente posicionada a oeste da Linha Internacional de Data, verá melhorias críticas na infraestrutura para apoiar as forças dos EUA e dos países parceiros no Indo-Pacífico. A proposta visa fornecer as instalações necessárias para acomodar e operar aviões de combate da RSAF.
O plano de assentamento inclui a construção de nova infraestrutura adjacente ao canto noroeste do campo de aviação e dentro da área de armazenamento de munições. Esta construção, prevista para ocorrer ao longo de três a sete anos, abrange pátio de manobras, um hangar, edifícios de manutenção e serviços públicos, sistemas de combustível, cercas e serviços públicos, estradas e estacionamento, infraestrutura de gestão de águas pluviais e depósitos cobertos.
A decisão de alojar os F-15 da RSAF na Base Aérea Andersen decorre de um acordo de 2019 entre os EUA e Cingapura para estabelecer um destacamento de treinamento permanente na base. Este acordo marcou um passo significativo no aprofundamento dos laços de defesa entre os dois países. Os EUA e Singapura assinaram o acordo em maio de 2021 para melhorar a capacidade da USAF e da RSAF de apoiar forças na região Indo-Pacífico.
@CAS