A U.S. Air Force E-3 Sentry airborne warning and control system arrives to receive fuel from a KC-135 Stratotanker, assigned to the 350th Expeditionary Aircraft Refueling Squadron, during a mission over the U.S. Central Command area of responsibility Feb. 12, 2021. The AWACS provides situational awareness of friendly, neutral and hostile activity, command and control of an area of responsibility, battle management of theater forces, all-altitude and all-weather surveillance of the battle space, and early warning of enemy actions during joint, allied and coalition operations. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Trevor T. McBride)
USAF perto de aposentar grande parte dos E-3 AWACS e E-8C JSTARS. A USAF planeja aposentar metade de sua frota de E-3 Sentry AWACS e a maioria dos E-8C JSTARS entre os anos fiscais (FY) de 2023 e 2024, mas espera um atraso entre a retirada de serviço dessas aeronaves e o recebimento de novas plataformas espaciais ISR que irão substituí-los. A informação dos Oficiais da USAF foi divulgada na apresentação do orçamento de 2023.
De acordo com o Major-General James D. Peccia III, vice-secretário assistente de orçamento da USAF, até o final do FY24 serão aposentados 12 dos 16 aeronaves E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System). Os primeiros oito E-8C seriam aposentados no FY23, com mais quatro no em 2024. Os valores economizados com a aposentadoria desses aviões seriam redirecionados para manter desenvolver as novas capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
Sobre os E-3 AWACS (Airborne Warning and Control System), a USAF planeja aposentar quinze aeronaves da Base Aérea de Tinker, Oklahoma, citando como principal motivo a preocupação com a confiabilidade e capacidade de sobrevivência. “Vamos para uma nova capacidade. [O E-3] não tem capacidade de sobrevivência em combate futuro, então não nos traz a capacidade de que precisamos”, disse o Major-General Peccia III.
A USAF pretende investir US$ 227 milhões no desenvolvimento de um substituto do E-3 AWACS, que possivelmente será os novos Boeing E-7 Wedgetail, atualmente operados pela Austrália.
Peccia admitiu que haverá uma lacuna de capacidade à medida que novas capacidades, incluindo a plataforma espacial ISR, estão sendo desenvolvidas. “Pode haver uma pequena lacuna, mas não é algo que não possamos gerenciar”, disse ele.
As plataformas E-3 e E-8 têm cerca de 40 anos em média, e está sendo cada vez mais desafiador manter a operacionalidade deles. Por enquanto, as 16 aeronaves AWACS restantes seriam mantidas na Base Aérea de Kadena, no Japão, e na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, disse o Major-General Peccia III.
Em 2023 a USAF decidirá sobre o a futura plataforma com Indicador de Alvo Móvel Aerotransportado (AMTI – Airborne Moving Target Indicator), uma capacidade que historicamente foi fornecida pelo JSTARS. Durante o período de redução da frota JSTARS, a USAF continuará contando com várias alternativas ISR, como o UAV RQ-4 Global Hawk. Sobre a plataforma espacial, Peccia disse que está em estudos.
Fonte: AFM
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