USAF perdeu um MQ-9 Reaper na Romênia. A USAF perdeu uma aeronave de combate não tripulada (UCAV) MQ-9 Reaper no último dia 14 de julho, durante uma missão de treinamento na Romênia. O drone caiu em uma área desabitada a cerca de três quilômetros da Base Aérea de Campia Turzii (Baza 71 Aeriană), na região da Transilvânia, centro do país.
O acidente foi confirmado em comunicado oficial pelo porta-voz do Comando da USAF na Europa (USAFE):
“Um drone MQ-9 Reaper do 31st Expeditionary Operations Group, Detachment 1, de Campia Turzii, Romênia, caiu dia 14, por volta das 14h30 horário de verão da Europa Oriental (EEST) em um campo agrícola na Romênia, durante uma missão de rotina em apoio às operações na região. Não houve vitimas ou danos a estruturas no acidente. Uma investigação foi iniciada e detalhes serão divulgados posteriormente.”
Conforme noticiamos aqui, em março do ano passado, a USAF enviou um destacamento com 90 militares e cinco MQ-9 Reapers em Campia Turzii, na Romênia. A aeronaves são controladas pelo 31st Operations Group, a partir da Base Aérea da USAF em Aviano, Italia. O objetivo do 31st EOG Det 1 na Romênia é manter a capacidade operacional no espaço aéreo europeu e garantir a interoperabilidade com nações amigas.
@FFO