

USAF perde drone MQ-9 Reaper em acidente na costa da Coreia do Sul. Um drone de reconhecimento e ataque MQ-9 Reaper da USAF, caiu no mar perto da Coreia do Sul em 24 de novembro, conforme informou um comunicado da 8ª Ala de Caça à mídia local.
A agência de notícias Yonhap e o jornal Chosun Daily informaram que o MQ-9 caiu nas águas do Mar Amarelo, próximo da pequena ilha Maldo-Ri, localizada a cerca de 20 quilômetros de Kunsan. O comunicado da USAF afirmou que não foram relatados feridos ou danos à estruturas na superfície.
O MQ-9 Reaper pertencia ao 431º Esquadrão Expedicionário de Reconhecimento (431st ERS), subordinado à 8ª Ala de Caça. A Unidade foi ativada pela USAF no final do mês de setembro em Kunsan, com o objetivo de reforçar a vigilância, inteligência e a segurança da Coreia do Sul, histórico aliado americano na região.
“As operações dos MQ-9 apoiarão as prioridades conjuntas entre os EUA e a Coreia do Sul em inteligência, vigilância e reconhecimento em todo o teatro de operações do Indo-Pacífico, aprimorando a capacidade conjunta de resposta a ameaças e situações emergentes, ao mesmo tempo que fortalecemos nossa aliança”, afirmou a 8ª Ala de Caça na ocasião da ativação do Esquadrão.
A partir de Kunsan, os drones Reaper conseguem monitorar alvos de interesse na Coreia do Norte e na China, graças ao seu alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas (1.800 km). Para missões de ataques, os MQ-9 podem transportar uma variedade de munições de precisão, incluindo mísseis AGM-114 Hellfire e a Munição de Ataque Direto Conjunto a Laser GBU-54.
O acidente está sob investigação da USAF.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO