USAF ordena inspeção imediata na cauda de centenas de KC-135, RC-135 e WC-135. A USAF ordenou uma inspeções imediata em toda a frota de KC-135 Stratotanker, RC-135 Rivet Joint e WC-135 Constant Phoenix, com objetivo de checar a integridade dos pinos de fixação do estabilizador vertical (vertical terminal fitting pins). A ordem técnica (TCTO) emitida em 14 de fevereiro pelo Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea (AFLCMC), afeta centenas de aeronaves desses modelos.
De acordo com um documento divulgado em 09 de fevereiro na página não oficial do AF amn/nco/snco no Facebook, entre 2020 e 2022 a USAF comprou de um fornecedor 280 vertical terminal fitting pins com defeitos de fabricação. Uma análise de engenharia metalúrgica feita em dois pinos, encontrou “composição metálica incorreta, dimensões fora do padrão e revestimento insuficiente”.
Esses pinos tem como função fixar o estabilizador vertical na aeronave. A falha de uma dessas peças em voo, poderia levar o colapso dos demais pinos, causando o desprendimento do estabilizador.
O memorando afirmava que a análise de engenharia estava em andamento para determinar a resistência dos pinos, mas alertava que “os pinos traseiros, em particular, suportam grande parte do peso da cauda e, caso um dos pinos falhasse, o outro não conseguiria suportar a carga excessiva, levando a um risco potencialmente catastrófico.”
O Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea confirmou para diversos meios de comunicação, a autenticidade do documento, afirmando que pelo menos 200 aeronaves KC-135 poderiam ser afetadas pelo problema. A ordem de inspeção imediata veio após a divulgação deste relatório.
“A decisão de inspecionar toda a frota foi tomada com muita cautela, depois de consultar nossos especialistas. Estamos trabalhando em estreita colaboração com o Comando de Mobilidade Aérea e com os operadores”, disse o Coronel Michael Kovalchek, Chefe de material da divisão Legacy Tanker do AFLCMC.
O relatório afirma que esses pinos traseiros são substituídos durante as inspeções programadas em nível de depósito, de cada aeronave. O AFLCMC disse que essas verificações levam apenas 30 minutos, e que pelo menos 90 aeronaves já haviam sido inspecionadas antes da divulgação do relatório, com 24 pinos defeituosos substituídos.
O AFLCMC afirmou que, se durante a inspeção um pino suspeito for localizado, a aeronave poderá apenas voar para o local onde será feito o reparo. O serviço de substituição dos pinos dura apenas um dia, e espera-se que a maior parte desse trabalho seja feita no Oklahoma City Air Logistics Complex.
Conforme o inventário de frota da AF&SM de 2022, a USAF tinha pelo menos 414 aeronaves desses modelos, sendo: 394 KC-135, 22 RC-135 e três WC-135. Estima-se que todas essas aeronaves estejam inspecionadas em até 15 dias.
@FFO