USAF: orçamento FY23 será de US$ 169,5 bilhões. O orçamento do Departamento da Força Aérea, divulgado hoje, inclui US$ 169,5 bilhões para USAF, US$ 24,5 bilhões para a Força Espacial e US$ 40,2 bilhões em gastos “não azuis” que são cobrados da USAF, mas pagam por projetos classificados fora do o Departamento. Esses números representam um crescimento real de cerca de 8% quando comparados com o pedido da USAF no FY22 e incluindo uma taxa de inflação estimada de 2,2%, disse o Major-General James Peccia, vice-secretário assistente de orçamento da USAF.
Tanto para a Força Aérea quanto para a Força Espacial, a pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação (research, development, test and evaluation – RDT&E) surgiram como o principal vencedor de financiamento no orçamento deste ano, saltando de US$ 40,1 bilhões solicitados na solicitação de orçamento do FY22 para US$ 49,2 bilhões no EF23.
Mas enquanto o RDT&E conquistou a maior fatia do bolo, os movimentos maiores e mais controversos são encontrados na conta de compras de US$ 29,3 bilhões do departamento – incluindo US$ 1,7 bilhão para comprar um número não especificado de bombardeiros B-21 e a decisão da USAF de diminuir o número de F-35 em favor da compra de mais F-15EX. No total, ela solicitará 33 F-35A por US$ 4,5 bilhões (15 a menos quando comparado ao FY22). Enquanto isso, planeja comprar 24 caças F-15EX por US$ 1,4 bilhão, dobrando o número adquirido se comparado ao ano fiscal anterior. A Força Aérea optou por aumentar a aquisição de F-15EX para que pudesse substituir seus F-15C/Ds o mais rápido possível e diminuir a aquisição de F-35 até que o bloco 4 do F-35 estivesse maduro.
A USAF pretende vender mais 269 aeronaves no FY23 – muito mais do que o os 200 aviões que pediu para desativar no ano passado. O objetivo é livrar-se do equipamento antigo para concentrar os recursos no amanhã. A lista de aeronaves destinadas ao cemitério inclui 119 aeronaves cujas aposentadorias foram previamente informadas ao Congresso. No entanto, as 150 aeronaves restantes provavelmente surpreenderão o Capitólio, pois contém vários tipos de aeronaves que não foram alvos de desinvestimento até então.
O inventário de ISR da USAF sofrerá um grande impacto, com a saída dos oito E-8C JSTARS, deixando apenas quatro aeronaves em serviço, que serão aposentados no FY24. Além disso, 15 aviões de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS) E-3 Sentry sairão de cena. Atualmente, a USAF mantém 31 E-3, que serão aposentados à medida que uma aeronave sucessora seja entregue. Provavelmente está será o E-7 Wedgetail.
As aeronaves táticas também reduzirão significativamente. Pela primeira vez, USAF quer aposentar 33 F-22A Block 20, que não estão capazes de realizar missões de combate e no qual precisaria US$ 1,8 bilhão para manter elas operacionais nos próximos oito anos, data que está prevista a saída dos F-22.
Também é esperada a venda de um total de 103 F-16C/D, continuando o desinvestimento do ano passado de F-15 e F-16s antigos. Além destes é previsto a aposentadoria de 50 aeronaves de treinamento T-1 Jayhawk, que são usadas para ensinar pilotos de mobilidade de graduação antes de se mudarem para plataformas como o C-17 ou o KC-10. Outro planejamento importante é continuar a aposentar parte de sua frota de reabastecedores KC-135 e KC-10 a medida que o Boeing KC-46 entra em serviço retirando um total de 10 KC-10 e 13 KC-135 no FY23. Serão ainda desativados 10 C-130H, um EC-130H e três EC-130J, além de 12 HH-600G Pave Hawks, que serão substituídos por novos HH-60Ws.
E, finalmente – como já tradição – a USAF tentará mais uma vez de aposentar alguns de seus A-10C. A proposta é retirar 21 A-10C operados pela Guarda Nacional Aérea de Indiana, que receberá os F-16C/D como substitutos. Ainda há 281 A-10 no inventário da USAF.
Outra redução vai acontecer na frota de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). A USAF pretende descarregar 100 Reapers do Bloco 1 MQ-9, que seriam enviados a uma organização governamental.
@CAS