USAF: NF-16D VISTA é redesignado como X-62A. O NF-16D VISTA (Variable In-flight Simulator Aircraft) matricula AF 86-0048 da USAF Test Pilot School, que é vinculado a 412th Test Wing e sediado na Edwards Air Force Base, California ganhou o status de X-Plane, ao ser redesignado X-62A dia 14 de julho. A redesignação X-62A visa refletir melhor as novas funções da aeronave, que também, incluirão testes no programa Skyborg – uma capacidade centrada em aeronaves autônomas (Loyal Wingman), que permitirá a USAF combater adversários com ações rápidas e decisivas em ambientes contestados.
O VISTA 86-0048 (c/n 1V-1), que é operado pela TPS da USAF, com o apoio de Calspan e da Lockheed Martin, passa a ser uma aeronave “X” isto é voltada para testar configurações de natureza radical e experimental. Após sua redesignação para X-62A, o VISTA agora se junta a uma família histórica de aeronaves como o Bell X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som, e o hipersônico X-15 norte-americano movido a foguete, que detém o recorde como a aeronave tripulada mais rápida.
O X-62A VISTA é originalmente um F-16D Bloco 30 em 1992, que ao longo dos anos recebeu inúmeras atualizações e modificações.
“Por mais de duas décadas, o VISTA tem sido um ativo vital para a TPS da USAF e a concretização de nosso objetivo de fazer parte da tecnologia de ponta em testes de voo e aeroespacial”, disse William Gray, piloto de testes chefe do VISTA na TPS. “Isso deu a quase mil alunos e funcionários a oportunidade de praticar o teste de aeronaves com qualidades de voo perigosamente ruins e de executar programas de teste de voo de redução de risco para tecnologias avançadas.”
O X-62A está atualmente envolvido em um programa de atualização que substituirá totalmente o Sistema de Simulação VISTA (VSS – VISTA Simulation System). Este programa de atualização também adicionará um novo sistema denominado Sistema para Controle Autônomo de Simulação (SACS – System for Autonomous Control of Simulation) para apoiar testes de autonomia para o programa Skyborg do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL – Air Force Research Laboratory’s).
Skyborg é uma capacidade focada na autonomia que permitirá à USAF operar e sustentar aeronaves não tripuladas de baixo custo, que podem com ou sem apoio de aeronaves tripuladas, combater adversários com ações rápidas e decisivas em ambientes contestados.
Com Skyborg, a USAF espera eventualmente colocar em campo um drone do tipo Loyal Wingman (Ala Leal), que pode acompanhar caças táticos tripulados no batalha, assumindo missões que podem ser perigosas demais para pilotos humanos.
@CAS