USAF não tem substituto para os F-22 Raptor neste momento. Neste momento a USAF não dispõem de nenhum substituto imediato para os F-22 Raptor. O alerta foi dado pelo Chefe do Comando de Combate Aéreo (ACC) da Força Aérea dos Estados Unidos durante uma entrevista para o Mitchell Institute, realizada nesta semana.
“Agora, francamente, não há um substituto para o F-22, que é uma aeronave fantástica. Na verdade, estamos planejando várias atualizações para o jato enquanto não temos um substituto oficial para o F-22 agora”, disse o Gen. Kenneth S. Wilsbach.
O Oficial-General citou apenas o projeto do futuro caça tripulado de sexta geração NGAD (Next Generation Air Dominance) como sucessor do Raptor. Questionado sobre este projeto, Wilsbach se recusou a comentar sobre este assunto, informando apenas que está na fase de seleção de fornecedores.
“Há muitas coisas que não estão na esfera pública nas quais estamos trabalhando há algum tempo, e continuaremos a expandir isso”, acrescentou Wilsbach.
Este projeto envolve ainda o desenvolvimento de drones altamente autônomos CCA (Collaborative Combat Aircraft), que voarão em missões conjuntas ao lado dos caças tripulados NGAD, além de novas armas e sensores. A Boeing e a Lockheed Martin estão na disputa pelo contrato do NGAD, cujo vencedor poderá ser conhecido ainda neste ano.
O futuro do programa NGAD está cada vez mais obscuro, já que a USAF busca reduzir o custo unitário desses jatos, estimado em mais de US$ 250 milhões cada. Simultaneamente, a USAF tem que lidar com muitas prioridades críticas de modernização, algumas das quais ultrapassaram enormemente o orçamento.
O Comandante do ACC reconheceu o atraso no programa NGAD, o que está forçando a USAF a repensar a aposentadoria dos antigos F-22 Block 20 mais antigos.
“Sou a favor de manter os Block 20. Eles são muito importantes em missões de treinamento e, se fosse necessário em uma emergência, usá-los em uma situação de combate real. Eles são muito capazes”, disse o General Wilsbach.
Inicialmente, a USAF planejou desativar os 32 Block 20, sob a alegação de altos custos para atualizá-los. A avaliação inicial é o custo proibitivo para elevar os F-22 Block 20 ao padrão operacional de ponta, uma vez que este número representa apenas cerca de um quinto da frota atual de 186 Raptors. O problema é que, além do projeto NGAD, a USAF não tem um sucessor em vista para os Raptors.
@FFO