USAF modifica designação do futuro Compass Call. A USAF recentemente anunciou a mudança na designação do vetor de Guerra Eletrônica (EW) baseado no jato executivo Gulfstream G550, passando de EC-37B para EA-37B. De acordo com o Comando de Combate Aéreo (ACC) da USAF, a letra “A” (Ataque) melhor identifica a função da aeronave.
“A partir de 27 de outubro de 2023, o EC-37B do Comando de Combate Aéreo foi redesignado com EA-37B. Esta alteração identifica melhor a missão da plataforma, cuja missão é localizar, atacar e destruir alvos inimigos terrestres ou marítimos”, disse o ACC em nota divulgada na semana passada.
O Destacamento-1 do Comando de Materiais da Força Aérea, unidade subordinada ao 645º Esquadrão de Sistemas Aeronáuticos (645th ASS), baseada em Waco, no Texas, recebeu dois EA-37B para desenvolvimento e testes operacionais. A entrega do primeiro EA-37B ao 55º Grupo de Combate Eletrônico (55th ECG) da Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona, está prevista para 2024.
“A aeronave também assumirá o nome popular ´Compass Call´ a partir do ano fiscal de 2026 – ou antes mesmo – quando está prevista a aposentadoria do EC-130H”, adicionou a nota do ACC.
A USAF já retirou da frota operacional nove dos 14 quadrimotores EC-130H, os quais foram enviados para armazenamento no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), conhecido como “cemitério” (boneyard), localizado em Tucson, Arizona.
Baseado no jato executivo Gulfstream G550 altamente modificado, o novo EA-37B Compass Call será um sistema de armas de ataque eletromagnético aerotransportado. Ele foi projetado para interromper as comunicações, radares e sistemas de navegação inimigos, bem como suprimir suas defesas aéreas, bloqueando a transmissão de informações importantes entre sistemas de armas e redes de comando e controle.
O EA-37B tem melhor desempenho, velocidade, teto de serviço, autonomia e capacidade de voo que os atuais EC-130H, tornando-o ideal para a missão. Entre dez e 14 novos EA-37B Compass Call estão previstos para compor a frota da USAF.
@FFO