A U.S. Air Force F-15E Strike Eagle assigned to the 336th Fighter Squadron, Seymour Johnson Air Force Base, North Carolina, participates in a training sortie alongside Romanian allies during week two of Castle Forge at Borcea Air Base, Romania Oct. 20, 2021. Castle Forge’s central objective is to provide a partnership-focused environment and affirm U.S. commitment to NATO allies in the Black Sea region. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Jessica Blair).
USAF: mais F-15E receberão o sistema de EW EPAWSS. A USAF aprovou o novo sistema avançado de guerra eletrônica do F-15 para produção em larga escala, permitindo que ele seja instalado em mais aeronaves da frota de caças existente.
O Eagle Passive Active Warning Survivability System, ou EPAWSS, é construído pela BAE Systems e permite que os caças F-15 monitorem, bloqueiem e enganem ameaças em ambientes altamente contestados. O EPAWSS é um componente padrão da frota F-15EX Eagle II, que está sendo adotado pela frota F-15E Strike Eagle, padronizando assim os sistemas de EW.
Em 6 de janeiro, a Força Aérea concedeu um contrato de quase US$ 616 milhões à Boeing (contratante principal) para produção em taxa integral do EPAWSS, e o trabalho deve ser concluído até o final de 2030.
O contrato paga pela aquisição e construção de 45 conjuntos de EPAWSS — chamados de kits Grupo A e Grupo B — para o F-15E, bem como peças de reposição para os kits B e gerenciamento do programa de engenharia de sistemas. Ele também cobrirá material de lay-in de longo alcance para sistemas EPAWSS para os jatos F-15E e F-15EX.
O trabalho ocorrerá em St. Louis, Missouri, e Nashua, New Hampshire. A Boeing planeja continuar conduzindo o trabalho de instalação em sua unidade de San Antonio, Texas, de onde vem instalando EPAWSS em F-15s operacionais desde julho de 2022.
A Boeing concedeu à BAE (subcontratada) um contrato para produção inicial de baixa taxa do EPAWSS em março de 2021 e, em setembro de 2022, a Boeing concedeu outro contrato para expandir ainda mais a produção do EPAWSS.
“A BAE Systems está atualmente no cronograma de suporte às atividades de produção do F-15 EPAWSS LRIP da Boeing e está ansiosa para dar suporte à Boeing na fase [de produção em taxa total] do programa”, disse Kevin Fournier, diretor do programa EPAWSS da BAE, em um e-mail.
A BAE disse em abril de 2024 que a USAF havia concluído a fase inicial de testes operacionais e avaliação do EPAWSS, o que ajudou a pavimentar o caminho para seu contrato de produção de taxa integral. O Sistema também será empregado pelos F-15J/DJ da JASDF (Japan Air Self-Defense Force).
A BAE também trabalhou para melhorar as capacidades do EPAWSS usando inteligência artificial para conduzir um conceito chamado guerra eletrônica cognitiva. Esse conceito foi testado em maio de 2023, quando um par de F-15EXs participou do exercício Northern Edge 2023 no Alasca. Os jatos participaram de 70 surtidas durante o exercício, onde foram confrontados com ameaças eletromagnéticas novas e desconhecidas em um ambiente frenético, e as capacidades cognitivas de EW do EPAWSS tiveram que reagir rapidamente a essas novas ameaças.
O EPAWSS está atualmente sendo usado em jatos F-15 na Base Aérea de Eglin, na Flórida, na Base Aérea de Nellis, em Nevada, e na Base da Guarda Aérea Nacional de Portland, no Oregon.
@CAS