USAF lançará RFI para adquirir novos aviões-tanque. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) deverá emitir uma Solicitação de Informações (RFI) à indústria até o final do mês de setembro. O objetivo é a aquisição de novos aviões-tanque para a USAF, sob o programa “KC-135 Tanker Recapitalization”, anteriormente designado como KC-Y.
A informação foi tornada pública por Scott Boyd, vice-gerente do Programa da USAF para Aeronaves de Transporte, durante a conferência anual “Life Cycle Industry Days” do Comando de Materiais da USAF, realizada em 31 de julho. A previsão é que o processo esteja finalizado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, e será baseado em uma análise de alternativas que serão lançadas nos próximos meses.
No entanto, Boyd disse que seu Escritório ainda não tem os detalhes sobre a quantidade de aeronaves envolvidas no futuro contrato, bem como o cronograma de entregas dos novos aviões-tanque, uma vez que depende de outros programas em paralelo, como do reabastecedor de próxima geração NGAS (Next-Generation Air-Refueling System).
O KC-135 Tanker Recapitalization primeiro deverá passar pelo Sistema Conjunto de Integração e Desenvolvimento de Capacidade (JCIDS), que deverá ocorrer no próximo mês, para então a RFI ser emitida.
Oficiais da USAF, como o Secretário Frank Kendall e o Diretor de Compras Andrew Hunter, sugeriram anteriormente que poderia ser pulada essa competição, e continuar comprando os Boeing KC-46A Pegasus. Por sua vez, Boyd disse que nenhum avião está sendo descartado e que a USAF ainda tem tempo para fazer “pesquisa de mercado”.
“Estamos discutimos isso com o Congresso, para tentar deixar claro para eles que ainda não sabemos qual é a nossa estratégia. Alguns parlamentares já pediram esclarecimentos sobre a compra de novos aviões-tanque”, disse Boyd.
Além do KC-46A da Boeing, a Lockheed Martin se uniu à Airbus e oferecem uma versão do Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) chamada LMXT, especialmente configurado para a licitação da USAF.
O NGAS não deverá estar operacional antes de 2035, mas quando entrar na frota da USAF afetará diretamente na quantidade de aviões-tanque que serão adquiridos sob o programa “KC-135 Tanker Recapitalization”, observou Boyd.
Com a expectativa do NGAS entrar em serviço em meados de 2040, a USAF estaria inclinada a comprar entre 75 e 150 aviões-tanque no programa “KC-135 Tanker Recapitalization”. Entretanto, o Secretário Kendall afirmou que a USAF precisa do NGAS o mais rápido possível, pois será um reabastecedor pequeno, furtivo e capaz de operar em ambientes contestados.
Questionados pelos jornalistas, Boyd também deu poucas indicações dos requisitos do programa, apenas dizendo que o documento JCIDS para o programa não incluirá nada “revolucionário e poderia ficar satisfeito com o KC-46″. Ele também observou que o documento não vai ignorar novos concorrentes, mas deixará claro que o novo avião não deverá criar uma nova logística. Isso afetaria diretamente o projeto LMXT, que a USAF ainda não opera.
“Mesmo assim temos que passar pelo processo de pesquisa de mercado, avaliação da indústria e análise completa. Todas essas atividades ocorrerão de qualquer maneira”, disse Boyd quando questionado sobre a possível decisão de optar pelo Boeing KC-46A.
@FFO