USAF lança em outubro projeto para rádios de banda ultralarga. A USAF deve solicitar a indústria no próximo mês de outubro propostas para atender um próximo projeto para desenvolver um rádio de banda ultralarga, que não apenas opere em frequências superiores a 100 GHz, mas que também, ajuste dinamicamente a frequência da portadora, a potência de saída e a taxa de dados.
Oficiais da Diretoria de Informações do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) em Roma, NY, informarão a indústria em 17 de outubro, dos requisitos do projeto. As frequências de rádio acima de 100 GHz, comumente conhecidas como banda terahertz ou subterahertz, continuam subutilizadas para comunicações, apesar de seu potencial para permitir aplicações seguras de banda larga para sistemas de comunicações.
A alta absorção atmosférica nessas frequências pode limitar o alcance efetivo de transmissão, mas também pode ser usada para canalização segura em ambientes de espectro contestado. Os pesquisadores da USAF desejam projetar, desenvolver e demonstrar um rádio de banda ultra larga que ajuste dinamicamente a frequência da portadora, a potência de saída e a taxa de dados na faixa de frequência de interesse, isto é, acima de 100 GHz.
Os briefings fornecerão uma visão geral do problema, promoverão áreas de interesse, e uma troca precoce de informações, que proporcionarão uma oportunidade para a USAF e a indústria reunirem mais informações antes da submissão dos white papers. A ideia é ter uma banda segura, criptografada capaz de atual em áreas contestadas ou com muita interferência, transmitindo dados e voz seguros.
@CAS