USAF: KC-46A realiza primeira missão REVO operacional. A USAF informou que o KC-46A Pegasus recentemente realizou sua primeira missão de reabastecimento em voo (REVO) em missão operacional real. O fato ocorreu no final do mês passado durante um exercício realizado a partir da Base Aérea de Al Udeid, no Catar.
Quatro reabastecedores KC-46A e mais de 100 militares da 22nd Air Refueling Wing (22nd ARW) e 931st Air Refueling Wing (931st ARW) participaram de operações 24 horas por dia em Al Udeid, sob o conceito de Employment Concept Exercise (ECE).
O primeiro REVO operacional ocorreu em 29 de agosto, quando o KC-46A 16-46017 (#66017) da 22nd ARW, com sede na Base Aérea de McConnell, Kansas (EUA), reabasteceu dois caças F-15E Strike Eagle subordinados ao 335th Expeditionary Fighter Squadron.
“Três KC-46A foram enviados para as missões de reabastecimento em voo, enquanto uma quarta aeronave permaneceu em Al Udeid guarnecendo alerta para o caso de uma das aeronaves abortar a operação”, disse a 22nd ARW, em comunicado.
Os ECE são um subconjunto do plano de Liberação de Capacidade Provisória do dos KC-46A da USAF. Os exercícios forneceram ao Air Mobility Command (AMC) uma série de dados essenciais de suporte e manutenção do KC-46A operando em um cenário real de combate, com o objetivo de ajustar os parâmetros operacionais visando a melhor forma de empregar essas aeronaves em futuras missões.
Demonstrar suas capacidades em um clima extremo de deserto, foi um importante passo em direção completa normalidade operacional da frota KC-46A da USAF, que desde do início do seu projeto vem enfrentando significativos problemas, especialmente no sistema de visão remota (RVS) do operador REVO (leia detalhes aqui).
A Boeing e a USAF trabalham em conjunto para sanar todas falhas do projeto, o que tem atrasado a certificação operacional plena do KC-46A, esperada para 2024. Enquanto isso a frota KC-46A cresce a cada dia, contabilizando atualmente cerca de 60 aeronaves entregues, de um total de 179 unidades esperadas até o final desta década.
Fonte: USAF
@FFO