USAF já sabe oque causou a queda do CV-22B Osprey em 2023. O Air Force Special Operations Command (AFSOC) informou no dia 20 de fevereiro que já sabe o que falhou e causou a queda do Osprey no último doa 29 de novembro no Japão, matando seus oito tripulantes. Sabe o que causa, mas ainda não sabe porque isto aconteceu.
O Bell Boeing CV-22B USAF AF 12-0065 do 21st Special Operations Squadron, subordinado a 353rd Special Operations Wing (353rs SOW), com o indicativo de chamada “GUNDAM 22”, atribuído à Base Aérea de Yokota, no Japão, caiu a 29 de novembro de 2023, matando todos os oito tripulantes. O acidente resultou na parada mundial, em 6 de dezembro de 2023, de toda a frota de Ospreys, até que fosse esclarecida a falha.
Os mortos a bordo do GUNDAM 22 incluem:
Em paralelo à investigação do acidente, o AFSOF está realizando sua própria revisão abrangente do programa CV-22 Osprey. Embora o comando tenha dito que sabe o que falhou, não tornou esses detalhes públicos.
“Neste momento, a falha material ocorrida é conhecida, mas a causa da falha não foi determinada. Testes e análises de engenharia estão em andamento para compreender a causa da falha do material. Qualquer divulgação de descobertas antes da conclusão das investigações é prematura e presuntiva”, disse o AFSOC.
A Força Aérea, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais têm coordenado seus esforços para saber quando as tripulações do Osprey poderão retornar com segurança aos céus. Cada Força tomará sua decisão. A USAF já prepara para retornar sua frota de cerca de 50 Ospreys as operações, apesar que informações adicionais dizem que isto não tem uma previsão certa.
Mas afinal o que falhou? Na noite de 19/02, a NBC News informou que o acidente estava relacionado a limalhas metálicas na caixa de câmbio dos rotores do Osprey. Quando pequenos pedaços de metal se soltam das engrenagens da aeronave devido ao desgaste, podem gerar detritos metálicos perigosos que podem danificar os motores.
A caixa de câmbio esteve sob escrutínio em vários acidentes do Osprey e alguns de seus componentes se desgastaram mais rápido do que o esperado. Em janeiro de 2023, o Departamento de Defesa concedeu à Bell-Boeing US$ 12,7 milhões para melhorar o projeto da caixa de câmbio em todas as variantes da aeronave.
A limalha pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo a falta de lubrificação das engrenagens ou os dentes das engrenagens sujeitos a sobrecargas de força, disse Rex Rivolo, piloto aposentado da USAF que analisou o Osprey para o escritório de testes e avaliação do Pentágono entre 1992 a 2007 como analista do Institute for Defense Analysis.
O Osprey possui um detector de chips que aciona um alerta às tripulações caso sejam detectados fragmentos de metal, alertando-os de que há pedaços de metal nas engrenagens. “O procedimento é pousar imediatamente”, disse Rivolo. “A maioria das luzes de alerta de chips são causadas por pedaços de metal muito pequenos e são inofensivas, e a aeronave pousa com segurança.” A questão é recorrente e preocupa os operadores e exige uma solução para o bem do futuro do Osprey.
@CAS