

USAF já antevê o Advanced E-7 Wedgetail. A USAF nem recebeu seu primeiro Boeing E-7A Wedgetail, mas já está explorando atualizações para sua futura frota, incluindo a possibilidade de um novo radar.
Um pedido de informações divulgado pelo serviço levanta a possibilidade de integrar novas atualizações em uma plataforma “equivalente” ao E-7, embora não esteja claro o que isso poderia ser. Uma solicitação de informações (RFI) publicada em 15 de abril, divulgada à indústria, afirma que a Força Aérea busca desenvolver novas tecnologias como parte de uma fase de desenvolvimento de engenharia e manufatura (EMD) planejada para ser lançada no ano fiscal de 2027, que pode incluir desde um novo radar — substituindo o sensor “top hat” característico da Northrop Grumman e até melhor proteção contra guerra eletrônica e um conjunto de comunicações aprimorado para futuras aeronaves. As empresas deve responder o RFI até 22 de abril.
Na RFI o projeto é chamado de “E-7 Avançado”, o que pode indicar uma estratégia de aquisição em evolução. Anteriormente, o serviço declarou que as autoridades planejavam tomar uma decisão de produção, conhecida como marco C, no ano fiscal de 2026, mas uma fase de EMD — normalmente marcada por uma decisão de marco B — agora deve começar no ano fiscal de 2027.
O RFI de 15 de abril também levanta questões sobre como seria a futura frota Wedgetail, caso exista um “E-7 Avançado”. Após a fase de EMD, que, segundo o documento, exigirá a entrega de duas aeronaves “avançadas” em sete anos, a USAF considerará se modernizará as aeronaves E-7A existentes já entregues, construirá novos jatos com as novas capacidades incluídas no Advanced ou buscará uma combinação das duas. Novas capacidades também poderiam ser integradas em uma plataforma “equivalente” à Wedgetail, afirma o RFI, apontando para a possibilidade futura da USAF de utilizar uma aeronave totalmente diferente para as missões do E-7.
“O Departamento da Força Aérea (DAF) solicita rotineiramente informações à indústria para entender melhor as tecnologias atuais e auxiliar na construção de requisitos futuros para garantir que a DAF mantenha a vantagem tecnológica sobre adversários atuais e futuros. A DAF ainda não tomou uma decisão sobre o financiamento de capacidades avançadas para o E-7, conforme detalhado no RFI”, disse um porta-voz da Força Aérea em um comunicado à imprensa.
“A DAF está focada na entrega da aeronave de Prototipagem Rápida E-7A e está se preparando para adquirir uma frota de aeronaves E-7A para atender aos requisitos de Comando e Controle de Gerenciamento do Campo de Batalha e Indicador de Alvos Móveis Aéreos para combatentes”, acrescentou o porta-voz.
O Wedgetail, já utilizado por aliados dos EUA, como a Austrália e Coreia do Sul. Uma versão militarizada do avião comercial 737 Next Generation da Boeing, o jato será o novo olho da Força Aérea no céu, tendo como principais tarefas o rastreamento de alvos aéreos e a execução de funções de comando e controle no campo de batalha.
No caso da USAF, a contratante principal, a Boeing, para o E-7A fechou um acordo de US$ 2,6 bilhões para os dois protótipos rápidos em 2024. As autoridades disseram na época que ambos os aviões, conhecidos como protótipos “operacionalmente representativos”, seriam entregues no ano fiscal de 2028, o que faria parte de um programa inicial previsto para 26 Wedgetail para a USAF.
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