USAF irá se desfazer dos seus A-29 Super Tucano e AT-6E Wolverine. A USAF deverá se desfazer da sua pequena frota de cinco aeronaves de ataque leve, adquiridos ha cerca de dois anos para o programa Light Attack Experiment (LAE). A informação foi repassada por Edward Stanhouse, Diretor Executivo do Programa da USAF para Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e Forças de Operações Especiais (SOF) em uma entrevista para jornalistas.
Os três A-29 Super Tucanos do Comando de Operações Especiais (SOCOM) e os dois AT-6E Wolverines do Comando de Combate Aéreo (ACC), provavelmente serão declarados “Excedentes de Defesa”, e poderão ser repassados para nações aliadas à valores abaixo de mercado, ou em doação. Essa movimentação toda dependerá de aprovação do congresso.
A USAF também pode optar por vender as aeronaves sob o programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), embora Stanhouse considere menos provável, especialmente no caso dos AT-6E Wolverines, que apenas a Tailândia encomendou a versão de ataque leve do popular treinador T-6 Texan II.
No total o Pentágono gastou mais de US$ 200 milhões na compra das cinco aeronaves, adquiridas nos últimos dois anos. Eles foram usados em avaliações e demonstrações pelo SOCOM e ACC.
Entre essas demonstrações estava a Airborne Extensible Relay Over-Horizon Network, ou AERONet, uma solução de datalink de baixo custo desenvolvido para países que não têm acesso aos sistemas operacionais dos EUA. Recentemente a USAF revelou alguns detalhes dos testes, que envolveram pilotos da Colômbia, Nigéria, Tailândia e Tunísia voando nos AT-6E.
Ao mesmo tempo que apresentou os testes, a USAF declarou o encerramento do programa após cinco meses de avaliações. O futuro amadurecimento do programa AERONet não depende de uma plataforma exclusiva, como os AT-6E, caso seja retomado o desenvolvimento do projeto.
Enquanto isso, os Embraer Super Tucano foram adquiridos para apoiar as missões do AFSOC Combat Aviation Advisor (CAA), ajudando os militares dos EUA no desenvolvimento e treinamento de táticas de combate que seriam repassas em treinamentos de forças aéreas aliadas.
O CAA trabalha com outros tipos de aeronaves, e pode ter sido determinado que operar uma pequena frota de A-29 apenas para apoiar esta missão não faria sentido. A Sierra Nevada Corporation, principal contratante dos A-29, declarou que seu contrato com a USAF deve se manter até 2024. Cerca de 15 forças aéreas na África, Ásia e América Latina utilizam o Super Tucano para missões de ataques leves e ISR.
Caso essas aeronaves do LAE fiquem na frota da USAF até 2024, será uma das operações mais rápidas das forças armadas norte-americanas. O primeiro A-29 chegou e, março de 2021, enquanto o primeiro AT-6E foi entregue um mês antes. O terceiro – e último dos A-29 – foi entregue em março deste ano.
Fonte: The Drive
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