
KC-46A aircraft assigned to the 157th Air Refueling Wing perform an elephant walk formation on the runway at Pease Air National Guard Base, Sept. 8, 2021. After taxiing, the planes were parked on the airfield ramp in preparation for the Thunder Over New Hampshire Air Show. The occassion marked the first time the wing performed the formation since receiving the new airframes. (U.S. Air National Guard Photo by Senior Master Sgt. Timm Huffman)

USAF irá expandir a frota de KC-46A para 263 unidades. A USAF planeja expandir significativamente sua frota de reabastecedores Boeing KC-46 Pegasus, incluindo mais 75 unidades em um contrato que já possui 188 unidades.
Durante o Royal International Air Tattoo, realizado de 18 a 20 de julho de 2025, o Chefe do Estado-Maior da USAF, General David Allvin, declarou que o governo dos Estados Unidos havia aprovado oficialmente um plano para adquirir até 75 KC-46A Pegasus adicionais da Boeing.
A compra faz parte de um plano estratégico para ampliar a frota de reabastecedores. Além da aquisição de 75 KC-46A adicionais, a USAF recentemente também já havia ampliado o contrato original de 179 para 188 — o número máximo possível sob o acordo de 2011 com a Boeing. Essas mudanças criam uma frota potencial total de 263 KC-46A somente para a USAF, afora as encomendas de Japão e Israel.
Essa decisão reflete um realinhamento estratégico na capacidade de reabastecimento aéreo da Força Aérea. Em vez de lançar uma nova competição envolvendo diferentes concorrentes, a USAF optou por estender o atual programa KC-46, garantindo a continuidade da frota e a contenção de custos em meio a persistentes desafios técnicos. Isto encerra a busca por um novo reabastecedor e fortalece o KC-46, e claro, a Boeing e abre o foco para o Next Generation Air Refueling System (NGAS).
Esta aquisição, agora parte do Programa de Extensão da Produção do KC-46A, visa servir como uma solução intermediária enquanto a Força Aérea continua a descontinuar a frota envelhecida de KC-135 Stratotanker. A decisão foi motivada por pressões orçamentárias e pelo imperativo estratégico de manter a capacidade de produção ininterrupta, ao mesmo tempo, em que se refinam os requisitos operacionais para o Sistema de Reabastecimento Aéreo de Próxima Geração (NGAS).

Com somente US$ 13 milhões destinados ao desenvolvimento do Next Generation Air Refueling System (NGAS) no orçamento do FY2026 e com prioridade dada ao programa de caças F-47, a USAF está mudando o foco para aprimorar a capacidade de sobrevivência e a resiliência operacional das plataformas atuais, enquanto se prepara para uma família de sistemas de próxima geração.
O Boeing KC-46A Pegasus é uma aeronave de reabastecimento e transporte aéreo baseada no jato comercial 767. Comissionado em 2019, ele foi projetado para substituir o KC-135R/Q. Porém, desde sua entrada em serviço, vários problemas técnicos e de qualidade afetaram sua operação. O que levou a USAF a questionar a Boeing, que passou a ter prejuízo milionário com o projeto perto de U$S 5 bilhões. Depois de muita discussão, atrasos e reprojeto de vários sistemas como o RVS (Remote Vision System), lança de reabastecimento (Flying Boom), as USAF passou a acreditar no projeto, dando um bom voto de confiança.
O KC-46 foi liberado para implantações em todo o mundo em setembro de 2022, sendo implantado operacionalmente pela primeira vez no Oriente Médio em outubro de 2024. Os KC-46 foram usados para reabastecer os B-2A, durante os ataques aéreos da Operação Midnight Hammer contra as instalações nucleares do Irã em 21 de junho de 2025.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS