USAF investe no desenvolvimento de aeronaves hipersônicas. A startup americana Hermeus, anunciou em 05 de agosto que assinou um contrato de US$ 60 milhões com a USAF. O documento objetiva estudos de desenvolvimento para o seu jato de velocidade hipersônica Quarterhorse, que deverá ser capaz de voar à mais de cinco vezes a velocidade do som (Mach 5).
O Quarterhorse validará o motor de ciclo combinado baseado em turbina (TBCC – Turbine-Based Combined Cycle) desenvolvido pela empresa, e baseado no motor turbojato GE J85, sendo o primeiro de uma linha de aeronaves autônomas de alta velocidade. Ao final da campanha de teste de voo, o Quarterhorse deverá demonstrar que será a aeronave reutilizável mais rápida do mundo e a primeira de seu tipo a voar com um motor TBCC.
O negócio é financiado em parte pela Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo, como uma continuação do contrato SBIR de Fase II, e inclui também o apoio do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL).
“A parceria de pequenas empresas é reconhecida pela USAF como um componente importante para impulsionar a inovação. Reduzir o risco em tecnologias de transporte de alta velocidade, como estamos fazendo com este contrato, oferece benefícios de curto e longo prazo para a Força Aérea e é base industrial de defesa. Estamos muito entusiasmados em ver a Hermeus traduzir seus sucessos demonstrados na prototipagem de motores em sistemas de voo”, disse o Tenente-Coronel Joshua Burger, Gerente do Programa Vector Initiative, que está liderando o estudo.
A Hermeus já testou com sucesso uma versão em escala do seu sistema de propulsão TBCC, e espera desenvolver um jato para 20 passageiros capaz de atingir Mach 5, ou mais de 5.500 quilômetros por hora. Desta forma, uma viagem entre Nova York e Londres levaria apenas 90 minutos, em comparação com as atuais sete horas que os aviões comerciais normalmente levam.
A Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo está investindo em viagens comerciais de passageiros de alta velocidade, como parte do projeto “Vector Initiative” para o transporte do alto escalão do governo americano.
“Um de nossos objetivos ao apoiar empresas como a Hermeus, é expandir a base industrial de defesa para o desenvolvimento e fabricação de aeronaves com propulsão hipersônica. Em última análise, queremos ter opções no mercado de aeronaves comerciais para plataformas que podem ser modificadas para missões da Força Aérea, como o transporte de autoridades, mobilidade, ISR e outras missões”, disse o Brig. Gen. Jason E. Lindsey, Chefe Executivo do Programa da Diretoria de Transporte Aéreo Presidencial.
Em seus estudos, a Hermeus salienta que pretende dispobibilizar o seu produto de tecnologia hipersônica para fins civis e militares.
“Embora esta parceria com a USAF ressalte o interesse do Departamento de Defesa dos EUA em aeronaves hipersônicas, quando combinada com a parceria de Hermeus a nossa parceria com a NASA, anunciada em fevereiro deste ano, deixa claro que existem aplicações comerciais e de defesa em nossos estudos”, disse o CEO e cofundador da Hermeus, AJ Piplica.
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