USAF integra com sucesso míssil Harpoon ao F-16 Fighting Falcon. A USAF integrou com sucesso o míssil naval AGM-84 Harpoon ao F-16 Fighting Falcon durante uma campanha de testes realizada na Base Aérea de Nellis, em Nevada (EUA).
A avaliação foi conduzida pelo Destacamento 3 do 53º Grupo de Teste e Avaliação (53rd TEG), destacando um novo método ágil de integração de novas armas às aeronaves de combate sem a necessidade de grandes alterações estruturais.
Para isso, o 53rd TEG utilizou o sistema gateway que atuou como adaptador de interface entre o míssil Harpoon e o jato F-16D Block 52 (USAF 92-3926), garantindo a perfeita comunicação entre ambos sem a necessidade de alterações físicas nas plataformas.
Ao usar essa abordagem, o 53rd TEG simplificou o processo de integração, reduzindo significativamente o tempo necessário para equipar uma aeronave existente com novos sistemas de armas.
Desenvolvido pela McDonnell Douglas (atual Boeing), o AGM-84 Harpoon é um míssil antinavio de longo alcance projetado pra lançamento de superfície ou aéreo. Pesando aproximadamente 1.160 libras (526 kg), seu comprimento varia de 4,63 metros (versão para lançamento por navios/submarinos) ou 3,85 metros (versão para aeronaves).
Ele é equipado com um sistema de orientação de radar ativo para rastrear e atingir alvos de superfície. O Harpoon pode ser lançado de navios, submarinos, baterias costeiras e aeronaves como os bombardeiros B-52H da USAF, que podem transportar até 12 AGM-84.
@FFO