Desde o ínício de fevereiro, as equipes da USAF do 25th Attack Group (25th ATKG), subordinada à 432nd Air Expeditionary Wing (432nd AEW), começaram as primeiras missões com as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) General Atomics MQ-9 Reaper, desdobradas na Base Aérea Campia Turzii, na Romênia.
“Este é um momento importante em que podemos mostrar a importância do MQ-9 em todo o mundo, e não apenas no Oriente Médio. Podemos demonstrar para os nossos aliados da OTAN e parceiros da coalizão que, quando nossos aviadores recebem as missões mais complexas, estamos preparados para cumprí-las”, disse o Coronel Timothy Monroe, Comandante do 25th ATKG.
O 25th ATKG é uma unidade especializada em missões contraterrorismo, e há mais de um ano se prepara para apoiar o Comando Europeu dos Estados Unidos (EUCOM). A preparação permitiu o desenvolvimento de novas táticas para as missões MQ-9 no teatro europeu, além de proporcionar a integração e aproximação com parceiros e aliados, vitais para manter a vantagem estratégica sobre os opositores.
“Implantar linhas de combate Reaper no teatro europeu é um marco significativo para a comunidade de ARP. Pretendemos evoluir nosso sistema de armas fornecer apoio em ambientes contestados. O suporte de nossos parceiros na Europa tem sido excelente, e estamos orgulhosos de alcançar a capacidade operacional antes do previsto”, disse p Coronel Stephen Jones, Comandante da 432nd AEW.
@FFO