USAF implemente “lava jato robótico” nos F-16 do Texas. Água, sabão, escovas, panos, mangueiras e esfregões de cabos longo para lavar aeronaves podem estar com os dias contados. Ao menos na USAF. A 149th Fighter Wing/ 182nd Figther Squadon – Kelly Field Annex, Joint Base San Antonio, Texas, revelou em suas redes sociais um sistema robótico exclusivo, que está sendo usado para lavar seus Lockheed Martin F-16 e, assim, mantê-los livres de corrosão, estendendo sua vida útil. O sistema de lavagem autônomo agora é uma projeto conceito, mas poderá se for bem sucedido, ser implementado em toda a Força Aérea, sendo um sistema padrão para lavar outros tipos de aeronaves.
O sistema usa braços robóticos de pulverização, foi testado no final do mês passado. De acordo com a Força Aérea, o robô pode fazer a limpeza profunda de um F-16 em apenas uma hora, uma vantagem significativa sobre os técnicos humanos, que normalmente empregam de três a quatro pessoas e 2 a 3 dias para ser finalizado.
O novo robô é um iniciativa de inovação da AFWERX , uma incubadora de tecnologia criada pela Força Aérea em 2017. Neste caso, a tecnologia para a lavadora automática veio da especialista em robótica Wilder Systems, com sede em Austin, Texas.
Normalmente, um jato de combate como o F-16 receberia uma lavagem a cada 180 dias para evitar a corrosão e prolongar a vida útil da fuselagem. A limpeza remove qualquer sujeira acumulada, o que inclui graxa, óleo e fluidos hidráulicos, bem como fuligem dos motores, fumaça de disparos de armas e lançamento de armas e detritos ambientais como insetos.
Se esse tipo de entulho não for devidamente removido, pode se tornar corrosivo para a aeronave, atacando a pintura e subestrutura metálica e partes da carcaça de alumínio. Isso pode levar a efeitos potencialmente desastrosos, incluindo enfraquecimento estrutural e até mesmo falha estrutural. Outros problemas que podem ser causados pela corrosão relacionada à sujeira incluem a queda de painéis e rachaduras.
O limpador robótico pode oferecer uma maneira mais eficiente de limpeza, em comparação com o tradicional sistema ao estilo “lavagem de carros”. Também tem a vantagem de poder ser executar à noite, liberando os mantenedores para se concentrarem em outras tarefas durante o dia.
A solução da Wilder Systems realmente aproveita a tecnologia desenvolvida anteriormente para perfuração robótica na fabricação de aeronaves comerciais e converte esses componentes e subsistemas em um sistema de lavagem automatizado. As principais mudanças envolveram o desenvolvimento e adição de sistemas para fornecer água e spray de sabão que dependerá do tipo de aeronave a ser limpa. Além disso, a empresa também está analisando o potencial de usar os mesmos tipos de robôs para realizar trabalhos de manutenção de aeronaves, como perfuração de painéis, inspeção não destrutiva (NDI) e processos de repintura/repintura.
No entanto, limpar qualquer jato provavelmente continuará sendo um processo bastante trabalhoso, apesar do avanço tecnológico anunciado por este novo conceito. Em particular, o processo de tapar equipamentos sensíveis e quaisquer aberturas faz parte do processo e é difícil ver um robô assumindo esse trabalho ainda.
No entanto, se a limpeza a jato cumprir sua promessa, Wilder Systems diz que não só fornecerá uma qualidade de lavagem superior, mais flexibilidade e um ambiente de trabalho mais seguro para o pessoal, mas os efeitos podem ser sentidos na linha de voo também. A empresa prevê que a introdução do sistema automatizado pode adicionar até 150 surtidas adicionais anualmente e permitir que mais dois pilotos sejam qualificados. A ideia da empresa é oferecer contratos incialmente individuais as bases e centros de logística da USAF – ao menos nesta fase inicial de testes e avaliações, sem deixar de focar em outros clientes como a Marinha.
@CAS