USAF homologando REVO entre KC-46A Pegasus e F-117 Nighthawk. A USAF pretende concluir até o final deste mês de março, a certificação do reabastecimento em voo (REVO) entre o avião-tanque Boeing KC-46A Pegasus e o bombardeiro furtivo Lockheed F-117 Nighthawk.
O Pegasus ainda não atingiu a Capacidade Operacional Inicial (IOC), apesar de ter sido certificado para reabastecer grande parte das aeronaves habilitadas para receber combustível em voo. Curiosamente, o F-117 é uma aeronave oficialmente aposentada há mais de 15 anos, mas que regularmente são integradas às campanhas de testes da USAF.
A homologação do REVO d KC-46A com F-117 foi mencionada rapidamente por Andrew Hunter, Chefe de Aquisições da USAF, em um depoimento ao subcomitê das forças armadas do Congresso dos EUA no início deste mês. Hunter disse que o A-10 Thunderbolt II ainda não foi certificado operacionalmente para ser reabastecido pelo KC-46A, e que outras aeronaves aguardam a certificação, tais como o E-2D, o C-32B e o novo bombardeiro B-21.
A USAF trouxe alguns F-117 de volta ao serviço para a participação de treinamentos, onde as suas capacidades furtivas são extremamente úteis em exercícios de defesa, quando atuam simulando mísseis de cruzeiro inimigos, por exemplo. Os Nighthawk foram oficialmente retirados de serviço pela USAF m 2008.
A Boeing e a USAF avançam com as correções necessárias no projeto dos aviões-tanque KC-46, especialmente o sistema de visão remota (RVS). Esperava-se que a versão 2.0 (RVS 2.0) fosse certificada neste ano, porém Hunter disse aos legisladores que deverá ser atrasada para 2026. Atualmente o RVS 2.0 passa por avaliação de risco de cronograma (SRA), com previsão de término em abril.
“Os resultados do SRA informarão os futuros cronogramas de modernização do KC-46. O RVS 2.0 é uma modificação extensa que requer colaboração significativa entre a Boeing, a Federal Aviation Administration e a USAF para concluir as certificações”, afirma a USAF.
Fonte: Aviation Week
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