USAF: histórico treinamento dos B-2A com F-35 de aliados. Pela primeira vez nos EUA, aeronaves F-35 Lightning II de países aliados, operando a partir da 56th Fighter Wing, da Luke Air Force Base, Arizona, apoiaram o treinamento de aeronaves B-2 Spirit, da 509th Bomber Wing de Whiteman AFB, Missouri. Os voos ocorreram entre os dias 15 e 17 de novembro de 2022.
Ao longo da missão de mais dois dias, envolveu um total de 20 F-35A da Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega e da USAF, que conduziram treinamento conjunto e ofensivo de contra-ataque contra cinco bombardeiros B-2 no Barry M. Goldwater Range, Arizona. Os pilotos dos caças furtivos são alunos estrangeiros e americanos, que atualmente estão em treinamento com o 62nd Fighter Squadron (FS), 63rd FS e 308th FS, todos sediados em Luke AFB.
“Essas missões de integração com bombardeiros preparam nossos pilotos para serem bem-sucedidos nos ambientes de combate mais exigentes. Após a integração com uma variedade de aeronaves e capacidades aqui na Luke, nossos pilotos estão prontos para defender um força conjunta quando chegarem às suas unidades operacionais” — Tenente-Coronel Tyler Smith, comandante do 6nd FS.
O exercício de treinamento teve como objetivo familiarizar os pilotos com aeronaves de outras aviões e, assim, aumentar a interoperabilidade. Embora as aeronaves B-2 tenham se integrado às aeronaves de nações aliadas e parceiras durante as missões da Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF — Bomber Tasf-Force) na Europa e na região do Pacífico, esta é a primeira vez que os pilotos da nação aliadas em treinamento na Luke AFB voaram com o bombardeiro multifuncional.
Os pilotos que participaram da missão de treinamento experimentaram trabalhar ao lado de táticas e capacidades de bombardeiros que, de outra forma, não teriam. A exposição precoce à operação com o avião de bombardeiro prepara melhor os pilotos de caça para possíveis integrações futuras.
“Luke está treinando nossos aviadores, aliados e parceiros da forma mais realista possível”, disse o Coronel Matthew Johnston, comandante do 56th Operations Group. O exercício combinou a consciência situacional aprimorada e as capacidades furtivas do F-35 e do B-2, com foco na prontidão combinada das duas aeronaves.
Esta é a terceira vez que a 56th FW apoia eventos de treinamento fora cronograma para integrar bombardeios com pilotos F-35 parceiros. Em 3 de outubro e 4 de novembro de 2022, caças F-35A da USAF e nações parceiras designadas para o 62nd FS treinaram com aeronaves B-1B Lancer do 7th BW, da Dyess AFB, Texas.
A 56th FW é a maior ala de caça da USAF, formando aproximadamente 75% dos pilotos F-35A do mundo. A ala hospeda rotineiramente funcionários e aeronaves e da nação parceira para treinamento.
@CAS