U.S. Air Force C-130J Super Hercules are shown on the flightline at Ali Al Salem Air Base, Kuwait, Oct. 29, 2021. The C-130J is replacing the C-130H Hercules within the redesignated 61st Expeditionary Airlift Squadron. The C-130J is able to travel faster, hold more people or cargo and will require two less aircrew members to operate. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Michael S. Murphy)
USAF faz up-grade para o C-130J no seu destacamento do Kuwait. Na última semana, o 779th Expeditionary Airlift Squadron (779th EAS) da USAF, foi redesignado como o 61st EAS, inaugurando as operações com o C-130J Super Hercules, em substituição aos modelos C-130H que até então operavam na Base Aérea Ali Al Salem, no Kuwait.
A chegada dos C-130J, com os seus avanços tecnológicos e alta disponibilidade, promoverá maior flexibilidade da capacidade táticas de transporte, além da redução dos custos operacionais e necessidades de mão-de-obra.
“Os militares do 61st EAS passaram os últimos quatro meses se preparando para este desdobramento e estão prontos para assumir a responsabilidade de ser o principal responsável pelo transporte tático do Comando Central da Força Aérea. Estamos comprometidos em dar continuidade ao legado da 386th Air Expeditionary Wing como a principal unidade de transporte aéreo nas missões de apoio à Operação Resolve Inerente”, disse o Tenente-Coronel Nicholas Redenius, comandante do 61st EAS.
O legado de longa data da transição do transporte aéreo tático do C-130 modelo “H” para o modelo “J”, traz mais recursos e capacidade para a área de responsabilidade (AOR) designada ao CENTCOM (US Central Command).
“O [C-130] ´J´ necessita de dois tripulantes a menos, voa mais rápido, tem mais duas posições para paletes e está equipado com aviônicos atualizados. Essas melhorias fornecem às nossas tropas flexibilidade e capacidade adicionais ao solicitar o movimentação de cargas”, disse o Tenente-Coronel Redenius.
Os C-130 são capazes de operar no ambiente mais austero, com pouca infra-estrutura básica, transportando uma ampla gama de equipamentos, desde helicópteros, veículos blindados, carga paletizada e até tropas de militares.
Atualmente o 779th EAS é composto por equipagens da 908th Airlift Wing, componente do Comando da Reserva da USAF, sediada na Base Aérea de Maxwell, Alabama, e da 166th Airlift Wing, da Guarda Aérea Nacional de Delaware, sediada em Wilmington AFB. O 779th EAS tem larga experiência operacional com o CENTCOM, com os seus C-130H tendo operado nos últimos 20 anos neste teatro.
Enquanto a 166th AW continuará as suas operações com os C-130 Hércules, a 908th AW passará por uma reformulação, para se tornar uma unidade de treinamento para o novos helicópteros MH-139A (leia mais detalhes aqui). Desta forma, esta foi a última implantação dos tripulantes e aeronaves C-130 da 908th AW.
“Estar envolvido na implantação final desta unidade me deixa incrivelmente orgulhoso e também muito triste. Como você pode ver, a reformulação do 779th trouxe consigo vários momentos significativos em nosso tempo”, disse o Maj. Bryan Powell, Diretor-Assistente de Operações do 779th EAS.
Fonte: USAF CENTCOM
@FFO