USAF faz up-grade para o C-130J no seu destacamento do Kuwait. Na última semana, o 779th Expeditionary Airlift Squadron (779th EAS) da USAF, foi redesignado como o 61st EAS, inaugurando as operações com o C-130J Super Hercules, em substituição aos modelos C-130H que até então operavam na Base Aérea Ali Al Salem, no Kuwait.
A chegada dos C-130J, com os seus avanços tecnológicos e alta disponibilidade, promoverá maior flexibilidade da capacidade táticas de transporte, além da redução dos custos operacionais e necessidades de mão-de-obra.
“Os militares do 61st EAS passaram os últimos quatro meses se preparando para este desdobramento e estão prontos para assumir a responsabilidade de ser o principal responsável pelo transporte tático do Comando Central da Força Aérea. Estamos comprometidos em dar continuidade ao legado da 386th Air Expeditionary Wing como a principal unidade de transporte aéreo nas missões de apoio à Operação Resolve Inerente”, disse o Tenente-Coronel Nicholas Redenius, comandante do 61st EAS.
O legado de longa data da transição do transporte aéreo tático do C-130 modelo “H” para o modelo “J”, traz mais recursos e capacidade para a área de responsabilidade (AOR) designada ao CENTCOM (US Central Command).
“O [C-130] ´J´ necessita de dois tripulantes a menos, voa mais rápido, tem mais duas posições para paletes e está equipado com aviônicos atualizados. Essas melhorias fornecem às nossas tropas flexibilidade e capacidade adicionais ao solicitar o movimentação de cargas”, disse o Tenente-Coronel Redenius.
Os C-130 são capazes de operar no ambiente mais austero, com pouca infra-estrutura básica, transportando uma ampla gama de equipamentos, desde helicópteros, veículos blindados, carga paletizada e até tropas de militares.
Atualmente o 779th EAS é composto por equipagens da 908th Airlift Wing, componente do Comando da Reserva da USAF, sediada na Base Aérea de Maxwell, Alabama, e da 166th Airlift Wing, da Guarda Aérea Nacional de Delaware, sediada em Wilmington AFB. O 779th EAS tem larga experiência operacional com o CENTCOM, com os seus C-130H tendo operado nos últimos 20 anos neste teatro.
Enquanto a 166th AW continuará as suas operações com os C-130 Hércules, a 908th AW passará por uma reformulação, para se tornar uma unidade de treinamento para o novos helicópteros MH-139A (leia mais detalhes aqui). Desta forma, esta foi a última implantação dos tripulantes e aeronaves C-130 da 908th AW.
“Estar envolvido na implantação final desta unidade me deixa incrivelmente orgulhoso e também muito triste. Como você pode ver, a reformulação do 779th trouxe consigo vários momentos significativos em nosso tempo”, disse o Maj. Bryan Powell, Diretor-Assistente de Operações do 779th EAS.
Fonte: USAF CENTCOM
@FFO