USAF: F-15E realiza teste com JDAMs para uso marítimo. Três Boeing F-15E Strike Eagle do 85th Test and Evaluation Squadron (85th TES) sediado na Eglin AFB, Florida (53rd Wing) realizaram no dia 26 de agosto um teste como parte QUICKSINK Joint Capability Technology Demonstration (QUICKSINK JCTD). Em parceria com o Air Force Research Laboratory (AFRL) da USAF, as tripulações dos F-15E desenvolveram e demonstraram novas táticas, técnicas e procedimentos para o emprego de bombs GBU-31 modificadas para ataque a alvos marítimos estáticos e móveis.
O objetivo deste teste foi validar uma nova maneira de empregar munições de precisão ar-solo em navios, o que via mudar o paradigma da letalidade de alvos marítimos. A JDAM ou Joint Direct Attack Munitions é é um kit de orientação que converte bombas não guiadas da série Mk (Mark) 82/83/84 em munições de precisão guiadas por GPS/INS para todos os climas. No caso a Mk.84 (2000 lb/930 KG) com kit JDAM é designada GBU-31. Os modelos Mk.82 e 83 são designadas GBU-38 e GBU-32, respectivamente.
“Para qualquer grande navio em movimento, a principal arma da Força Aérea é a GBU-24 (2.000 lb) guiada por laser”, disse o Major Andrew Swanson – oficial do sistema de armas do 85th TES. “Essa arma não é ideal, porque reduz nossa capacidade de sobrevivência com base como ela deve ser empregada. Já a GBU-31 tem um envelope que pode mudar tudo isso”.
Um submarino da Marinha tem a capacidade de lançar e destruir um navio com um único torpedo a qualquer momento, mas ao lançar essa arma, ele revela a sua localização passando a estar “exposto”. O QUICKSINK JCTD visa desenvolver um método de baixo custo para obter resultados aéreos idênticos as condições de uso do torpedo.
O teste do dia 26 se baseia e dá sequência a um teste anterior feito pela 53rd Wing ao qual o 85th TES está subordinado, que foi realizado no ano passado, onde um Boeing B-52H Stratofortress do 49th TES lançou munições JDAM para avaliar a viabilidade específica de impacto marítimo feitas em altitude por uma aeronave do porte do B-52.
@CAS