USAF estuda transporte logístico com grandes foguetes. Em 04 de junho, a USAF anunciou o projeto “Rocket Cargo”, como parte do Programa Vanguard, para o seu portfólio de ciência e tecnologia transformacional identificado no plano DAF 2030, para a próxima década. Além disso, a Força Espacial dos EUA (USSF) foi designada como o serviço líder do “Rocket Cargo Vanguard”, marcando o primeiro programa desse tipo.
O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) liderará um estudo tecnológico para determinar a viabilidade e a utilidade do uso de grandes foguetes comerciais para a logística de transporte global do Departamento de Defesa (DoD), potencialmente expandindo o portfólio de capacidades da USSF. O Centro de Sistemas Espaciais e de Mísseis (SMSC) atuará como Coordenador Executivo do Programa.
O AFRL pesquisará os aspectos necessários para alavancar a nova capacidade comercial para a missão logística do Rocket Cargo Vanguard. Isso incluirá a possibilidade de pousar um foguete em superfícies não preparadas e locais remotos, onde as aeronaves convencionais não chegariam. Além disso, será desenvolvida a capacidade do foguete pousar com segurança próximo a pessoas e estruturas, e desenvolver um compartimento para carregamento e descarregamento rápido.
“Por muitas décadas, a Força Aérea forneceu uma rápida mobilidade global e o Rocket Cargo será a nova maneira do Departamento explorar futuras capacidades complementares. As iniciativas do Vanguard levam a inovações revolucionárias que preservam nossa vantagem sobre os concorrentes”, disse John Roth, Secretário em exercício da USAF.
Com base na capacidade comercial anunciada e nos objetivos de negócios, o AFRL está avaliando a capacidade dos foguetes de fornecedores privados, e seu uso potencial para transportar rapidamente material do DoD para todo o mundo.
“O Rocket Cargo Vanguard é um exemplo claro de como a Força Espacial está desenvolvendo soluções inovadoras de serviços, em particular a capacidade de fornecer opções espaciais. Uma vez implantado, o Rocket Cargo alterará profundamente o cenário de transporte logístico rápido, entregando materiais para os combatentes em uma fração do tempo que leva hoje. Em caso de conflito ou crise humanitária, a Força Espacial será capaz de fornecer à nossa liderança nacional, uma opção independente para atingir os objetivos estratégicos do espaço”, disse o General John W. “Jay” Raymond, Chefe de Operações Espaciais.
Entregar cargas através de foguetes, não é um conceito novo. Historicamente, os altos custos de lançamento têm sido proibitivos para uma aplicação focada em logística, e a capacidade de carga útil relativamente pequena, restringia os tipos de carga que poderiam ser entregues.
Hoje, várias empresas comerciais estão rapidamente desenvolvendo novas oportunidades, testando grandes foguetes de estágios reutilizáveis, que pousam com segurança de volta à Terra, expandindo a capacidade de carga e reduzindo drasticamente os custos de lançamento.
No passado, o governo dos Estados Unidos liderou o desenvolvimento da tecnologia de foguetes, financiando a maior parte dos custos. Hoje, com os provedores de lançamento espacial comercial desenvolvendo os foguetes avançados, a USAF investirá principalmente no desenvolvimento das necessidades de missões logísticas, para então, se tornar o primeiro cliente comercial através do aluguel de serviços.
@FFO