
A U.S. Air Force EA-37B Compass Call aircraft assigned to the 55th Electronic Combat Group at Davis-Monthan Air Force Base, Arizona, is parked at Ramstein Air Base, Germany, as part of its first stop in the European theater for a scheduled road show, Jan. 26, 2026. The aircraft is also slated to visit Spangdahlem AB, Germany, and RAF Mildenhall, England, marking the platform’s introduction to Airmen, units and NATO Allies in the U.S. Air Forces in Europe area of responsibility. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Edgar Grimaldo)

USAF estreia o EA-37B Compass Call na Europa. A nova aeronave de guerra eletrônica da USAF, o EA-37B Compass Call, fez sua estreia na Europa, iniciando um tour por três das principais bases aéreas da região.
Um dos novos L3Harris-BAE Systems EA-37B Compass Call da USAF, pousou na base aérea de Ramstein, na Alemanha, em 26 de janeiro, para a primeira parada do que o Pentágono está chamando de “roadshow” para a plataforma de ataque eletrônico.
Outras paradas planejadas na turnê incluem a base aérea de Spangdahlem, na Alemanha, e a RAF Mildenhall, no Reino Unido. Este marco representa a primeira vez que a versão mais recente da plataforma Compass Call é apresentada a um operador da OTAN na Europa.
“Ao entrar em serviço operacional, a aeronave proporcionará domínio decisório em todos os domínios daqui para frente”, afirma o tenente-coronel Ronnie Smith, chefe adjunto da divisão de operações futuras das Forças Aéreas dos EUA na Europa.
A aeronave EA-37B tem como base o jato executivo Gulfstream G550 modificado. A bordo ele contém um conjunto avançado de sensores e sistemas de missão fornecidos pela BAE e integrados à estrutura da aeronave pela L3Harris. A BAE Systems afirma que o pacote de missão Compass Call oferece capacidade de interferência eletromagnética de longo alcance e amplo espectro, que pode ser usada para interromper as defesas aéreas inimigas, as comunicações, os sistemas de navegação, a coleta de informações e as redes de comando e controle.
A USAF recebeu sua primeira variante de teste do EA-37B em 2023, enquanto a primeira aeronave configurada operacionalmente entrou em serviço em 2024 na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona. Os planos atuais preveem uma frota total de 10 EA-37B, um tipo de aeronave que foi inicialmente designado como EC-37B. O jato executivo modificado está substituindo uma versão anterior do Compass Call, que era instalada em uma aeronave de transporte Lockheed Martin C-130H — designada EC-130H.
Uma missão fundamental para a nova frota de EA-37B será interromper a capacidade de um adversário de montar as chamadas “cadeias de destruição” — as redes de vários sensores e sistemas de armas que se combinam nos domínios aéreo, marítimo, terrestre, espacial e cibernético para identificar, alvejar e destruir ativos inimigos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp