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USAF está programando 13 testes com míssil hipersônico HACM

28 de setembro de 2024
USAF está programando 13 testes com míssil hipersônico HACM (Foto/Arte: Raytheon).
USAF está programando 13 testes com míssil hipersônico HACM (Foto/Arte: Raytheon).

USAF está programando 13 testes com míssil hipersônico HACM. A USAF deverá realizar pelo menos 13 testes do Míssil de Cruzeiro de Ataque Hipersônico (HACM) entre outubro deste ano e março de 2027. Os resultados dos testes balizarão as tomadas de decisões sobre o início da produção da arma hipersônica, informou o Government Accountability Office (GAO) em recente relatório de avaliação de projetos em defesa.

De acordo com o documento, em 2025 o programa HACM passará por uma revisão crítica de projeto (CDR), a qual apresentará a versão inicial de produção do míssil e que poderá ser refinada à medida que o programa de testes avança. Espera-se que a produção se inicie em 2027, ainda com a CDR em andamento.

A Raytheon é a principal contratada do projeto HACM, com a Northrop Grumman responsável por desenvolver o motor scramjet. Serão investidos cerca de US$ 1,9 bilhões para produzir os 13 mísseis de testes, além de uma quantidade adicional não revelada para manter uma capacidade operacional residual, em caso de necessidade.

O HACM é uma arma hipersônica de longo alcance, impulsionada por foguetes scramjet e capaz de alterar seu trajeto durante o voo para melhor enquadrar o alvo e escapar das defesas inimigas. Devido a sua pequena dimensão, o HACM pode ser transportado por aeronaves de caça. O orçamento da USAF para o ano fiscal de 2025 inclui projetos de integração e voos de testes do HACM em caças F-15E e F/A-18E/F.

O projeto do HACM está a integrado no Southern Cross Integrated Flight Research Experiment, um esforço de defesa conjunto dos EUA e da Austrália. No relatório, o GAO diz que “vários” lançamentos de testes com o HACM serão realizados pelos F/A-18 da Força Aérea Real Australiana (RAAF).

De acordo com o GAO, o conjunto envolvendo a aeronave lançadora, o sistema de propulsão, aliados a carga útil e o sistema de orientação tornam o HACM “operacionalmente capaz”. O início de produção para 2027 dependerá da aceitação final pela USAF.

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