USAF está atualizando os WC-130J “Hurricane Hunters”. O 53rd Weather Reconnaissance Squadron “Hurricane Hunters” da USAF, está atualizando os equipamentos (hardware e software) embarcados na sua frota de WC-130J Super Hercules. Esta é a única unidade do Departamento de Defesa que voa em ambientes de tempestade, para coletar dados atmosféricos com a utilização de instrumentos instalados e acoplados nas aeronaves.
Estão sendo atualizadas e aprimoradas as estações do Oficial de Meteorologia e Reconhecimento Aéreo (ARWO) e do loadmaster/dropsonde, com objetivo de acompanhar a modernização dos sistemas e ampliar as capacidades de coletas dos dados climatológicos.
Uma equipe de tripulantes da reserva, e técnicos especialistas nos equipamentos de meteorologia do 403rd Maintenance Squadron (403rd MXS), são responsáveis por realizar a manutenção e testes nos equipamentos embarcados para “caça” aos furacões.
“Esta atualização de software e hardware na estação ARWO incluirá a substituição dos monitores e sistemas de processamentos de dados, para acompanhar tecnologia atual, e são vitais para nos manter atualizados com a comunidade meteorológica. Trabalhamos lado a lado com engenheiros e desenvolvedores do 580th (Software Engineering Squadron) and (Air Force Reserve Command) para testar e desenvolver qualquer equipamento que a comunidade meteorológica solicitar”, disse o Tech. Sgt. Michael Gehl, técnico em meteorologia do 403rd MXS.
Uma das principais alterações que está sendo implementadas, e a atualização do sistema operacional dos computadores, que passarão do antigo Windows XP para o atual Windows 10.
“Para dar uma ideia de tempo, quando instalados em 2005, os computadores da estação ARWO eram novos, mas agora estão todos sendo atualizados para a tecnologia atual. Na época estávamos no meio da atualização do XP para o Windows 7, mas devido à conformidade com o Windows 10 da USAF, isso atrasou os nossos testes e implementações”, disse disse o Master Sgt. Alexander Mitchell, 403rd MXS MET
A diferença tecnológica de 15 anos, fez com que todo o software meteorológico especializado tivesse que ser reescrito para o novo sistema operacional.
“Precisamos de confiabilidade. Você não pode pegar um computador comum no mercado e instalá-lo à bordo do avião, antes que passe por todos os testes necessários, o que inclui todos os seus softwares e hardwares. Tudo necessita ser testado devido às severas condições operacionais que trabalharão, como as vibrações da aeronave, pousos e decolagens, além de funcionar 24 horas por dia” , disse Mitchell.
A estação do loadmaster também está sendo atualizada, e os seus equipamentos serão aprimorados para aumentar a capacidade de rastreamento. Serão instalados novos monitores coloridos, mais eficientes e de menor custo orçamentário. Essas atualizações são necessárias para acompanhar as novas tecnologias, mas também abrem espaço para futuros radares e sensores de coleta meteorológica.
Atualmente o projeto está no estágio final de testes em laboratório, e instalação nos dez WC-130J começará imediatamente após a engenharia der o sinal verde, o que deverá acontecer bem a tempo para a nova temporada de furacões.
@FFO