USAF escolhe Moody AFB como preferencial para novas unidades F-35A. O Comando da USAF selecionou a Base Aérea de Moody, na Geórgia, como sendo preferencial para receber as próximas unidades operacionais de caças F-35A Lightning II. São projetados dois esquadrões com implantação prevista para iniciar no ano fical 2029 (FY29).
A decisão de hospedar o F-35 em Moody AFB veio após avaliar a capacidade e facilidade da área para receber a infraestrutura adequada para a operação do caça, levando em conta o apoio da comunidade local, fatores ambientais e orçamentários. Não está previsto aumento de efetivo na Base.
De acordo com o comunicado da USAF, o F-35A possui uma capacidade aprimorada para sobreviver em ambientes de ameaças avançadas, para os quais foi projetado para operar. Com seu alto desempenho aerodinâmico , aviônicos avançados integrados, o Lightining II oferece furtividade de última geração, consciência situacional aprimorada e vulnerabilidade reduzida.
O Memorando de Objetivos do Programa do Ano Fiscal 2024 detalha os planos da USAF para aposentar os 54 jatos de ataque A-10 Thunderbolt II de Moody AFB. Caso aprovado, seis A-10s serão alienados no FY24 e os A-10s restantes no FY28.
Agora a USAF iniciará uma análise de impacto ambiental para a implentação dos F-35A em moody AFB, cuja conclusão está prevista para o outono de 2025 (hemisfério norte).
Fonte: USAF
@FFO