USAF enviou 15 caças F-15E para Exercício Conjunto na Grécia. O 336th Fighter Squadron (336th FS) da USAF, da Base Aérea de Seymour Johnson, Carolina do Norte, EUA, deslocou 15 caças F-15E Strike Eagles para a Base Aérea de Larissa, na Grécia. Pelos próximos dias a unidade de caça participará de exercícios conjuntos na região, disse o Comando Aliado da OTAN, em um comunicado divulgado em 11 de outubro.
Os militares do 336th FS participarão do exercício OTAN “Castle Forge”, com o objetivo de aprimorar as suas capacidades aliadas em um cenário de ambiente crítico. “O Castle Forge fornecerá uma série de oportunidades para aprimorar as nossas capacidades ao lado dos nossos aliados em uma região absolutamente crítica”, disse o General Jeff Harrigian, Comandante do Comando Aéreo Aliado.
Esses exercícios multinacionais testarão as capacidades dos Aliados de responder rapidamente a ameaças em todo o teatro europeu. O Castle Forge oferecerá aos participantes a oportunidade de aumentar a interoperabilidade na região do Mar Negro, e realizar operações em locais dispersos, que oferecem vários níveis de apoio.
Durante o desdobramento, a equipe da USAF terá a oportunidade de trabalhar ao lado das Forças Aéreas da Grécia, da Bulgária e da Romênia, bem como de seus vizinhos de continente da Força-Tarefa Aérea Canadense, que atualmente está destacada na missão de policiamento aéreo da OTAN na Romênia.
Por outro lado, a Turquia está preocupada com um tratado de defesa assinado entre a Grécia e a França, o que permitirá que ambas se apoiem em caso de uma ameaças externas. Ancara criticou o acordo, taxando como sendo uma ameaça à paz e estabilidade regional. As tensões entre a Turquia e a Grécia vem sendo motivo de atenção nos últimos meses. A aproximação da Grécia com os EUA aumentará ainda mais as preocupações do governo turco.
Os exercícios O Castle Forge incluirão missões defesa aérea avançada, táticas contra-ofensivas, apoio aéreo com Controlador de Ataque Terminal Conjunto (JTAC – Joint Terminal Attack Controller), combates aéreos, ataques a alvos em terra e marítimos, além de ofensivas em apoio às forças navais.
@FFO