USAF enviará esquadrão de F-22 Raptor para os EAU. A USAF enviará um esquadrão de caças F-22 Raptor para os Emirados Árabes Unidos (EAU) na próxima semana. A informação é do General Kenneth F. McKenzie Jr., Chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), em entrevista no dia 08/02 para a agência de notícias oficial dos EAU.
Os F-22 Raptors irão operar ao lados das Forças Armadas dos EAU, para responder aos recentes ataques de drones e mísseis realizados por rebeldes iemenitas houthis, apoiados pelo Irã, e que tiveram como alvos os funcionários americanos que trabalham no país.
“Vamos trazer um esquadrão de caças F-22, o melhor caça de superioridade aérea do mundo, e eles também trabalharão com seus parceiros dos Emirados Árabes Unidos para defender a nação”, disse McKenzie em entrevista ao Emirates News Agency (WAM) durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos. Além dos F-22, os EUA também estão implantando o USS Cole, um destróier de mísseis guiados, para ajudar na defesa dos EAU.
As informações do Gen. McKenzie seguem uma promessa que o secretário de Defesa Lloyd J. Austin III fez ao príncipe herdeiro Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, vice-comandante supremo das Forças Armadas dos EUA, em uma ligação telefônica no dia 1º de fevereiro, quando se comprometeu em enviar caças de quinta geração para o país do Golfo.
A chegada do esquadrão de F-22 da USAF acontecerá em um momento de alta tensão na região. Os rebeldes houthis aumentaram seus lançamentos no território dos Emirados, que derrubou vários desses mísseis. McKenzie apontou o Irã como fornecedor desses artefatos para os rebeldes iemenitas.
Recentemente as tropas norte-americanas estacionadas na Base Aérea de Al Dhafra, EAU, foram alvos de ataques dos houthis, forçando os militares a se abrigar em bunkers. Não houve baixas americanas até agora.
A USAF retirou os F-22 dos Emirados Árabes Unidos em 2019, em uma readequação da frota e dos desdobramentos dos caças de superioridade aérea furtiva na região. Antes disso, os F-22 estavam baseados em Al Dhafra, em apoio à Operação Inherent Resolve (Fonte: WAM).
Nota RFA: recentemente publicamos que o Ministério da Defesa francês anunciou que o destacamento das Forças Francesas nos Emirados Árabes Unidos atuarão em conjunto com as forças armadas dos emirados na defesa contra os ataques dos rebeldes houthis do Iêmen. Leia a nota completa aqui.
@FFO