USAF envia quatro bombardeiros B-2 Spirit para treinamentos na Austrália. A USAF enviou quatro bombardeiros B-2 Spirit para a Austrália, em cumprimento a uma força-tarefa de bombardeiros (BTF) com objetivo de realizar um treinamento conjunto com unidades da Força Aérea Real Australiana (RAAF). As aeronaves da 509th Bomb Wing (509th BW), sediadas em Whiteman AFB, no Missouri (EUA), e foram recebidas na Base Aérea da RAAF em Amberley.
Os dois primeiros B-2 chegaram no continente australiano em 10 de julho, seguido de outros dois no dia 12 de julho. O desdobramento de bombardeiros na região Indo-Pacífico, apoia o acordo de Cooperação Aprimorada sob Imposição de Força, assinado há mais de uma década entre os governos dos Estados Unidos e da Austrália.
A programação de missão dos Spirit na Austrália incluem treinamento de reabastecimento “quente” (hot pit), realizado no solo com equipamentos australianos, além de missões de reabastecimento em voo (REVO) com os Airbus KC-30 da RAAF.
“Nós simplesmente não podemos operar isolados neste ambiente… Estamos treinando contra a ‘tirania da distância’, ao lado de nossos parceiros australianos nesta implantação, e essa experiência é realmente inestimável”, disse o Ten. Cel. Andrew Kousgaard, Comandante do 393rd Expeditionary Bomb Squadron.
No último mês de março, um B-2 da USAF pousou pela primeira vez na Base da RAAF em Amberley. Em 2020, os Bombardeiros furtivos Spirit sobrevoaram a Austrália como parte de um treinamento durante uma implantação no Naval Support Facility em Diego Garcia. Por sua vez, em junho passado, bombardeiros B-1B Lancer que foram enviados para Guam, onde realizaram operações de reabastecimento em “hot pit” com a RAAF.
Esta também não será a primeira vez que um KC-30 da RAAF reabastecerá bombardeiros da USAF. Em 2017 um B-52 Stratofortress recebeu combustível de um Airbus MRTT australianos, e em 2021 foi a vez de um B-1B Lancer.
@FFO