USAF envia primeiro F-35A para revisão em nível de depósito na Itália. Um F-35A Lightning II da USAF foi recebido em 24 de março na Euro-Mediterranean Airframe Maintenance, Repair, Overhaul, and Upgrade (MRO&U) em Cameri, na Itália. Isto marca a primeira revisão em nível de depósito de uma aeronave da USAF no exterior.
O F-35A em questão é o AF 19-5475 e pertence ao 495º Esquadrão de Caça (495th FS) da USAF. Esta revisão na Itália é um passo significativo na cooperação e sustentação internacional da frota de F-35 da USAF, que se torna a quarto cliente deste modelo em Cameri, ao lado da Itália, Noruega e Holanda.
“O investimento significativo da Itália no Euro-Mediterranean Regional Air Vehicle Maintenance Depot é uma prova do nosso compromisso duradouro com a segurança e cooperação regionais”, disse o Capitão Sigfrido Chiandussi, Vice-Presidente Nacional Italiano do F-35 Joint Program Office (JPO). “Este investimento não é simplesmente uma contribuição financeira; é um investimento que fortalece a capacidade das nações parceiras de trabalharem juntas perfeitamente, aprimorando nossa resposta coletiva a desafios compartilhados.”
A chegada do F-35A da USAF em Cameri é o resultado de uma coordenação detalhada que durou 18 meses, liderada pelo F-35 JPO, com envolvimento do Comando da USAF na Europa (USAFE), do Ministério da Defesa italiano, da Lockheed Martin e da Leonardo. Com isso, Cameri reforça sua posição como um centro estratégico para operações do F-35 na Europa.
“A Itália tem orgulho de ser uma força motriz por trás desta iniciativa crucial, e estamos confiantes de que nosso investimento renderá retornos significativos em termos de segurança regional, estabilidade e prosperidade para todos”, acrescentou Chiandussi. Seus comentários ressaltam o valor estratégico colocado no depósito pela Itália e seus parceiros.
À medida que o programa evolui, espera-se que a instalação de Cameri desempenhe um papel cada vez mais vital no suporte de longo prazo da frota global de F-35. O desenvolvimento marca um passo fundamental na expansão do envolvimento da USAF na rede MRO&U europeia.
@FFO