A USAF desdobrou um efetivo de 90 aviadores e um destacamento de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) General Atomics MQ-9 Reaper para a Romênia. Sediados na Base Aérea Campia Turzii na Romênia, os MQ-9 apoiarão as operações da OTAN realizando missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. De acordo com a USAF, os MQ-9s serão controlados pelo 31st Expeditionary Operations Group, Detachment 1.
A USAF observou que o deslocamento foi realizado em total coordenação com o Governo da Romênia. A USAF implantou o MQ-9 Reaper pela primeira vez no Afeganistão em outubro de 2007 para ataques aéreos de precisão. Este deslocamento inédito para a Romênia, uma aérea central da Europa, pode indicar que os EUA e a OTAN estão mirando em algo maior, e prevendo alguma necessidade operacional a curto prazo.
O comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa e as Forças Aéreas na África, Jeff Harrigian, disse: “O posicionamento avançado e pronto de nossos MQ-9s nesta localização estratégica importante tranquiliza nossos aliados e parceiros, ao mesmo tempo que envia uma mensagem aos nossos adversários, de que podemos rapidamente responder a qualquer ameaça emergente”.
@CAS