USAF envia Força-Tarefa de B-52H para a Europa. Quatro bombardeiros B-52H Stratofortres da USAF, operados pela 5th Bomb Wing, de Minot AFB, Dakota do Norte, chegaram na quinta-feira (10/02), na RAF Fairford, Reino Unido. Pelas próximas três semanas, a Força-Tarefa de Bombardeiros Europa 22-2 (BTF 22-2), realizará uma série de exercícios conjuntos com a OTAN e nações aliadas.
A caminho de Fairford, os bombardeiros (matrículas 61-0003 / 61-0039 / 61-0020 / 60-0044) foram interceptados por caças Typhoon britânicos e F-16 portugueses, em um exercício de Policiamento Aéreo no na Islândia. Em seguida, foi conduzido um exercício de Apoio Aéreo Aproximado em conjunto com o Controlador Aéreo Tático (JTAC – Joint Terminal Attack Controllers) das forças terrestres britânicas.
“A missão se concentrou em melhorar a prontidão e a interoperabilidade dos controladores responsáveis pela coordenação de ataques aéreos em apoio às forças terrestres”, disse a USAFE em comunicado.
Um porta-voz do Comando Estratégico dos EUA (STRATCOM) disse que a BTF 22-2 foi planejada há muito tempo, mas não anunciada. Essas implantações geralmente duram cerca de três semanas, mas podem se mover “para a direita ou para a esquerda”, dependendo da situação. Devido à segurança operacional, não foi possível discutir previamente com os aliados o planejamento dos exercícios. Em nenhum momento houve a insinuação deste desdobramento de B-52, com a situação de segurança na Ucrânia.
“Em um ambiente de segurança global mudando constantemente, é fundamental que nossos esforços com os aliados e parceiros sejam unificados. Colaboração e integração consistentes é como fortalecemos nosso poder aéreo coletivo”, disse o General Jeffrey L. Harrigian, Comandante da USAFE-AFAFRICA.
Em outubro de 2021, uma BTF de B-1B Lancer de Dyess AFB, Texas, permaneceu baseada na RAF Fairford por 45 dias. Neste período, os Bombardeiros realizaram operações nas proximidades do Mar Negro e do Mar Báltico, entre outros locais, praticando emprego de combate ágil, além de missões conjuntas com os F-35A da Noruega.
A última Força-Tarefa de Bombardeiros B-52 na Europa foi da 2nd Bomb Wing, de Barksdale AFB, Louisiana, entre maio e junho do ao passado, quando os “Buffs” voaram em missões na Europa, Indo-Pacífico e Oriente Médio.
@FFO