USAF envia F-35A para o Japão. A USAF enviou um número não especificado de caças stealth Lockheed Martin F-35A para o Japão. A informação foi confirmada pelo United States Pacific Command (USPACOM) da USAF no dia 24 de fevereiro. Os F-35A do 356th Fighter Squadron da da 354th Fighter Wing (354th FW) sediado na Eielson Air Force Base – Alasca foram enviados para a Base Aérea de Kadena, Okinawa, no dia 20 de fevereiro para realizar “operações aéreas integradas”. O objetivo é reforçar a defesa do arquipélago japonês e ampliar a dissuasão contra a China e a Coreia do Norte.
A chegada dos caças ocorreu depois que os militares dos EUA enviaram quatro bombardeiros B-52 com capacidade nuclear para Guam no início deste mês para apoiar os esforços de treinamento com aliados e parceiros, informou a agência de notícias Yonhap.
“Sua chegada sinaliza o esforço contínuo para aprimorar a capacidade de combate do Comando Indo-Pacífico dos EUA por meio do emprego ágil de combate, que apoia a Estratégia Nacional de Defesa para construir uma força mais letal, ágil e resiliente”, disse o comandante. A USAF “usa uma postura de teatro flexível” para “apoiar nossos aliados e parceiros em um teatro Indo-Pacífico livre e aberto”, acrescentou.
A medida ocorreu em meio a especulações de que a Coreia do Norte poderia realizar uma grande demonstração de força para marcar o 110º aniversário do avô do líder norte-coreano Kim Jong-un e fundador do país, Kim Il-sung, em 15 de abril. Pyongyang aumentou as tensões com sete rodadas conhecidas de lançamentos de mísseis no mês passado, incluindo o de um míssil de alcance intermediário capaz de atingir e atingir Guam.
@CAS